FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas - FOTO: Léo Bicalho
Marcela Carvalho e Gustavo Dutra com o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira (ao centro)
c O secretário municipal de Cultura de Poços de Caldas, Gustavo Dutra, e a diretora da Secretaria Municipal de Turismo, Marcela Brito de Carvalho, participaram, na última sexta-feira (25), do lançamento da pedra fundamental do Museu da Cozinha Mineira, na Fazenda Boa Esperança, em Santa Luzia, Região Metropolitana de Belo Horizonte, e da campanha “A Liberdade Mora em Minas”, no Palácio da Liberdade, na capital.
Construído no início do século XX, com as marcas da arquitetura do século XIX, o casarão que vai abrigar o Museu da Cozinha Mineira foi cedido pela Prefeitura de Santa Luzia, que vai restaurar a edificação, enquanto o Instituto Periférico, contratado por chamamento público, será o responsável pela concepção do novo equipamento cultural. O novo museu deverá contribuir para o fortalecimento da cozinha mineira, gerindo e promovendo experiências significativas, multissensoriais, tecnológicas e reflexivas sobre suas histórias, patrimônios, saberes e sabores.
A campanha “A Liberdade Mora em Minas”, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, foi lançada na mesma data. O novo slogan representa o posicionamento do destino turístico Minas Gerais para o ano de 2023 e tem o objetivo de fomentar o turismo regional, nacional e internacional para Minas Gerais, situando o estado como a primeira escolha de destino dos turistas.
“Sem dúvida, são duas iniciativas de grande relevância para o Estado. O Museu da Cozinha Mineira, que será inaugurado em Santa Luzia, celebra o que faz de Minas um destino único e todos os municípios só têm a ganhar com esta ação. Já a campanha ‘A Liberdade Mora em Minas’ sintetiza o posicionamento turístico e cultural do Estado para 2023”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, apresentou a nova identidade visual da campanha, que é baseada no conceito da inclusão, celebra a pluralidade e convida todas as pessoas para vivenciarem a liberdade em Minas. “Minas quer se colocar nesse lugar humanista, onde podemos construir uma cultura da paz como em nenhum outro momento da nossa história. A Liberdade Mora em Minas. Vem pra minas. Vem pra cá. Esse convite, fundado na nossa história, em nossa vida, no modo de ser da nossa mineiridade, que acolhe e ama a todos, é o lugar onde iremos nos posicionar”, destacou o secretário.
O vídeo da campanha disponível para ser exibido em todos os eventos e redes sociais conta com versões em três línguas, inglês, francês e espanhol, a fim de ampliar o alcance da proposta. A campanha reflete a vocação de Minas Gerais, onde nasceu o primeiro grito de liberdade brasileiro, no contexto dos movimentos da Inconfidência. A liberdade é também um sentimento expresso na bandeira de inspiração iluminista.
MARROCOS - As ações foram realizadas pouco antes de uma comitiva composta por representantes do Estado de Minas Gerais e do Governo Federal, juntamente com os produtores de queijo do estado, chegar ao Marrocos para promover os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal. A promoção deste bem cultural integra a programação da 17ª Sessão do Comitê Intergovernamental para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco, em Rabat.
O Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal vai se candidatar à lista Representativa do Patrimônio da Humanidade. A inscrição deve ser oficializada em dezembro deste ano, pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), a partir da documentação apresentada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG).