24/11/2022 às 12h50min - Atualizada em 24/11/2022 às 12h50min

Tamanduá-bandeira reabilitado na PUC Minas Poços de Caldas é reinserido na natureza

FONTE: Assessoria de Imprensa da PUC Minas - FOTOS: Ana Sinatra
C 
Cresce a demanda por atendimentos de animais silvestres no Centro Veterinário do Campus
 
Nesta terça-feira, 22 de novembro, um tamanduá-bandeira que estava em tratamento no Centro Veterinário da PUC Minas Poços de Caldas foi enviado para soltura. O animal silvestre foi encaminhado à Universidade por instituições florestais no final de outubro, com ferimentos e fraturas que indicavam um atropelamento. Após passar por procedimentos cirúrgicos e receber todos os cuidados necessários à reabilitação, o tamanduá foi devolvido à sua região de origem, em São José do Rio Pardo (SP). 
 
Graças à capacidade de atender este tipo de demanda, o Centro Veterinário do Campus tem sido acionado com frequência para cuidar de animais envolvidos em ocorrências como acidentes em estradas ou interações nocivas com domésticos, por exemplo. Em 2022, mais de 100 silvestres já foram atendidos na Universidade, superando o consolidado do ano anterior. 
 
Entre os silvestres que passam por tratamento no local neste momento, encontram-se espécies como gavião-carijó, periquito-verde, jandaia-coquinho, gambá, tiriba, maritaca, rolinha, ouriço, quiriquiri, gato-do-mato, coruja, sagui, porco-espinho, mão-pelada e cachorro-do-mato. Animais deste tipo são encaminhados ao Campus por órgãos ambientais com autoridade para fazer este tipo de solicitação, seguindo estritamente a legislação vigente. 
 

 
Via de regra, o trabalho que o Centro Veterinário realiza com silvestres visa à reinserção na natureza, exceto quando a perspectiva de sobrevida no habitat natural é comprometida. Nestes casos, são encaminhados para instituições credenciadas, em especial aquelas que desenvolvem programas de reprodução de espécies ameaçadas de extinção. 
 
Apesar da crescente demanda relacionada a silvestres, a ampla maioria dos atendimentos realizados no Centro Veterinário está relacionada a animais domésticos, como cães e gatos. O Campus oferece, por valores acessíveis, serviços como consultas, exames e cirurgias.
Pessoas interessadas em fazer agendamentos ou obter mais informações podem entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (35) 3729-9283

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.