22/11/2022 às 15h41min - Atualizada em 22/11/2022 às 15h41min

Instituto A de Apoio aos Autistas e às Famílias vai inaugurar sua sede no dia 29

FONTE E FOTOS: Camila Nogueira Fernandes
c 
Acontece na próxima terça-feira, dia 29 de novembro, às 10h, a inauguração da sede do Instituto A de Apoio aos Autistas e às Famílias - localizada à Rua Barão do Campo Místico, 591 - Centro.
 
Com o projeto “Nós, maternidade e autismo”, o Instituto A fechou convênio com a prefeitura, através da Secretaria de Promoção Social. Dessa forma, funcionará como um grande centro de convivência para autistas e famílias, promovendo o convívio social dos mesmos, entre si e com a sociedade, na intenção de criar uma rede de ajuda mútua.
 
De acordo com Camila Nogueira Fernandes, coordenadora, também há um projeto que visa o empoderamento e inclusão produtiva de mãe de autistas.
 
“É uma emoção muito grande saber que podemos ajudar cada vez mais pessoas e famílias que se encontram nessa situação, dando acolhimento e soluções práticas para que cada vez mais a sociedade entenda o espectro autista. Hoje, já somamos mais de 150 atendidos e será um prazer desenvolver um trabalho em que podemos reforçar e contribuir com o que cada um veio para ser no mundo”, diz Camila.
 
SOBRE O INSTITUTO A - O Instituto A é uma organização sem fins monetários, fundada em 2017, por um grupo de pais que se uniu para dar visibilidade à causa autista. Por dois anos os pais ficaram no grupo Mundo Azul, acolhendo as famílias que chegavam e fazendo eventos pontuais, mas o grupo aumentou muito e, consequentemente, a demanda cresceu. Em 2019, os trabalhos passaram a ser mais intensos. Em 2020, com a chegada da nova diretoria, o Instituto ganhou mais estrutura e os mecanismos de atendimento estão cada vez mais elaborados.
 
O Instituto A se tornou entidade de utilidade pública em agosto de 2021. A lei foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Sérgio Azevedo. Respeitado o período de carência, como determina a legislação vigente, a instituição, criada em 2017, pode receber auxílios, contribuições e subvenções por parte do Poder Público.
 
Presidido por Elaine Cristina Corrêa Silva, o Instituto A trabalha em três grandes núcleos: Acolhimento (voltado para os familiares), Apoio (voltado para crianças e adolescentes) e Autismo (comunidade). Além da coordenadora, conta com uma assistente social (Gresiel Ferreira de Oliveira), um psicólogo (Renato Ramos) e uma educadora social (Marilda D'Ambrósio), que trazem mais estrutura e robustez para o trabalho que já vinha sendo realizado desde 2017.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.