17/11/2022 às 16h30min - Atualizada em 17/11/2022 às 16h30min
Uma luz que se apaga
FONTE: Imprensa local/Santa Casa/Unimed Poços - FOTO: Brand-News
c
Jacques Rodrigues de Carvalho, nosso maior benemérito, morreu hoje (17) aos 92 anos
Poços de Caldas acordou hoje (17) com a notícia do falecimento de Jacques Rodrigues de Carvalho, aos 92 anos. Jacques estava internado na UTI do Hospital Unimed desde o dia 15 de novembro, em decorrência de complicações de um AVC Isquêmico sofrido no início de outubro. A morte, confirmada pela direção, ocorreu às 5h40. O corpo está sendo velado no Velório Municipal e o sepultamento vai acontecer na sexta-feira (18), às 10h, no Cemitério da Saudade.
Jacques foi internado na Santa Casa de Poços de Caldas no dia 9 de outubro, em tempo hábil para tratamento trombolítico do AVC na fase aguda. Nove dias depois, evoluiu com respostas clínicas satisfatórias às medidas terapêuticas implementadas e teve alta hospitalar.
Em casa, recebeu atendimento, principalmente relacionado a problemas com a fala, e foi presenteado com a doação de um plano de saúde da cooperativa médica Unimed, para onde foi levado após apresentar uma piora no quadro clínico.
Jacques foi casado com Gisélia, mais conhecida como D. Zélia, com quem teve quatro filhos, seis netos e três bisnetos.
O benemérito nasceu em Campestre, começou a ajudar as pessoas aos sete anos de idade, quando a mãe prestava apoio as pessoas que os procuravam. Em Poços, na década de 70, fundou o Pronto Socorro de Assistencial Social, tendo sido referência no trabalho com pessoas em situação de vulnerabilidade social no município.
Formado em Odontologia, dedicou sua vida à filantropia, ajudando famílias e pessoas com a distribuição de medicamentos, doação e empréstimos de cadeiras de rodas, muletas, camas hospitalares e, inclusive, atendimentos odontológicos.
Jacques também encaminhava pessoas em situação de rua para albergues, buscava tratamento para alcoolistas, tuberculosos, com doenças mentais, e outras enfermidades que procuravam o primeiro acolhimento na sede do Pronto Socorro, que funciona na Avenida Comandante Ary Lopes Buono - Jardim Ginásio.
As doações recebidas de empresas locais e da comunidade em geral, viabilizaram a distribuição de cestas básicas, curativos, cobertores e móveis para famílias necessitadas.
HOMENAGENS - Em novembro de 2019, Jacques foi homenageado como uma das personalidades do projeto “Ícones”, em sua terceira edição, realizado pelo núcleo Carimbo Cultural. Na época, se encontrava adoentado e a filha, Gisa Carvalho, recebeu o certificado em seu nome.
No último dia 6 de novembro, Jacques seria homenageado com a “Comenda D. Pedro II” pela prefeitura municipal, durante cerimônia no Palace Casino, ao lado de outras pessoas que contribuíram para o desenvolvimento de Poços de Caldas em seus 150 anos. Como se encontrava convalescendo, foi avisado que seria agraciado na segunda solenidade, cuja data está para ser anunciada pela Secretaria Municipal de Cultura, realizadora do evento.
Gisa Carvalho, novamente, deverá receber a Comenda em nome do pai.