17/11/2022 às 16h17min - Atualizada em 17/11/2022 às 16h17min
NOTAS RÁPIDAS - 17/11
IPHONE 11 É O MAIS BUSCADO PARA BLACK FRIDAY NO GOOGLE; VEJA RANKING
O Google divulgou, nesta quarta-feira (16), um levantamento mostrando que o iPhone 11 é o smartphone mais buscado pelos brasileiros para a Black Friday. De acordo com a empresa, 88% dos brasileiros que querem comprar algo na data promocional já estão pesquisando informações de celulares.
Os dados, que levaram em conta as pesquisas feitas no Google Shopping, mostram que os consumidores ainda estão indecisos sobre qual marca de smartphone comprarão. Apesar da liderança do aparelho da Apple, quase metade (46%) dos pesquisados afirma que ainda não definiu a fabricante. Outros 53% dos participantes disseram que também não sabem o modelo do produto e outros 65% disseram que não escolheram se vão adquirir o dispositivo em lojas físicas ou virtuais.
A pesquisa do Google foi encomendada à Offerwise e realizada de 31 de outubro a 4 de novembro com 500 pessoas das classes A, B e C de todo o país.
FONTE: TecMundo
A CASA DO PORCO FICA ENTRE OS 5 MELHORES RESTAURANTES DA AMÉRICA LATINA
O Brasil tem 10 restaurantes entre os 50 melhores da América Latina em 2022. É o que revelou o ranking da décima edição do Latin America’s 50 Best Restaurants, eleição anual que ocorre desde 2013 e lista as melhores casas latino-americanas.
O restaurante mais bem colocado do país é o paulistano A Casa do Porco, de Jefferson Rueda e Janaina Rueda. Localizado na República, no centro de São Paulo, o restaurante figura no 4º lugar e é considerado o melhor do Brasil neste ano, segundo a premiação.
Em seguida vem o Oteque, no Rio de Janeiro (RJ), liderado por Alberto Landgraf, que aparece neste ano no 12º lugar. Ambos os restaurantes, inclusive, foram os únicos brasileiros a também constar na lista dos 50 melhores do mundo, divulgada em julho deste ano. Na lista global, A Casa do Porco aparece na 7ª posição e o Oteque figura na 47ª.
FONTE: CNN Viagem & Gastronomia
ABRAJI REGISTRA 385 BLOQUEIOS DE AUTORIDADES A JORNALISTAS NO TWITTER
Levantamento da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) registrou 385 bloqueios de autoridades públicas brasileiras a profissionais de imprensa até 11 de novembro. O monitoramento, realizado desde setembro de 2020, mostrou que ao menos 192 jornalistas foram impedidos de acessar contas de parlamentares, ministros, prefeitos e/ou do presidente da República.
O presidente Jair Bolsonaro lidera o ranking como autoridade que mais bloqueou jornalistas no Twitter, com 104 restrições. Em segundo lugar está Mário Frias, ex-secretário especial da Cultura, com 43 bloqueios. Em seguida aparece Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação, com 42. Somados, os vetos dos três representam 49% do total de bloqueios.
Só em 2022, foram 36 bloqueios a profissionais de imprensa. A maioria dos jornalistas relatou que o veto foi motivado por questionamentos e críticas que fizeram às autoridades.
FONTE: Eduardo Ribeiro - Jornalistas&Cia - [email protected]
QUASE 40% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA TEM PROBLEMAS DE SAÚDE BUCAL
O último levantamento do IBGE registra que 53% da população escova os dentes duas vezes por dia e usam o fio dental com regularidade. O restante não escova os dentes ou escova apenas uma vez, sem usar o fio dental. A falta de hábitos de higiene bucal pode desencadear uma série de doenças graves como um ataque cardíaco, por exemplo. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, 36% das mortes ligadas aos problemas cardíacos têm início na saúde bucal. O cuidado com a saúde bucal é tão importante quanto os cuidados com a saúde em geral, afinal, uma coisa puxa a outra.
Dados recentes da OMS revelam que 80 milhões de brasileiros sofrem com problemas de saúde bucal, ou seja, quase 40% da população brasileira tem alguma queixa relacionada com o tema. Essa porcentagem é bastante elevada, principalmente se considerar que o Brasil é o país com mais dentistas no mundo, com muita oferta e pouca demanda. Por isso, buscar atendimento odontológico desde cedo pode fazer a diferença na qualidade de vida daquela pessoa.
FONTE: Bentida Imagem - Tabata Alves
POPULAÇÃO NEGRA REPRESENTA 56% DOS BRASILEIROS E RESPONDE POR 40% DO PIB
Mais da metade da população brasileira (56%) se declaram negros ou pardos - o que significa dizer que são quase 120 milhões de brasileiros. Juntos, a população negra consome cerca de R$ 1,9 trilhão, o que representa 40% do total do consumo brasileiro. Os dados fazem parte do último estudo ‘Faces do Racismo’, realizado pelo Instituto Locomotiva para a Central Única de Favelas em 2020. Apesar desses números expressivos, os negros ainda estão na base da pirâmide quando se fala em estrato social.
De acordo com o levantamento, brasileiros negros pertencem em sua maioria às classes mais pobres e vulneráveis. Só 19% dos negros pertencem à classe AB; 52% à classe C; e 29% à classe DE. Considerando ao que se declararam não negros, a proporção é bem diferente: 42% estão na classe AB; 45%, na C; e 13%, na DE.
É para debater este cenário em que a população negra está inserida e a sua luta que acontece a II Expo Internacional da Consciência Negra, que ocorre entre os dias 18 e 20 de novembro, em parceria da Secretaria Municipal Relações Internacionais (SMRI) com as demais secretarias municipais, e visa estimular o debate sobre o racismo estrutural, engajando a população em seu combate.
A montagem desta edição, que está a cargo da São Paulo Turismo, propõe discutir as lutas do movimento negro no Brasil pela abolição da escravatura, as raízes do racismo estrutural, e difundir a cultura negra, reafirmando a capital paulista como indutora do debate e das ações para a promoção da igualdade racial no país e na América Latina.
FONTE: Rodrigo Zavagli - [email protected]