11/11/2022 às 15h27min - Atualizada em 11/11/2022 às 15h27min

Ouro Preto se ilumina neste sábado para o primeiro festival natalino

FONTE: Márcia Queiroz - [email protected] - FOTOS: Ane Souz

Cidade abre a programação do Natal Luz, que promete atrair 50 mil visitantes até 8 de janeiro, com shows, oficinas e espetáculos gratuitos
 
Um dos mais belos e procurados destinos históricos do Brasil, a cidade de Ouro Preto (MG) ganha mais encanto e magia neste sábado, 12 de novembro. Uma megaestrutura na Praça Tiradentes, que inclui uma árvore com altura superior a um prédio de oito andares, será iluminada a partir das 19h, marcando a abertura do Natal Luz Ouro Preto. O festival promete atrair 50 mil visitantes à cidade até 8 de janeiro de 2023, com programação de shows, oficinas e espetáculos gratuitos.
 
Neste sábado, população e os visitantes poderão curtir o Palco Cultural, a Casa do Papai Noel e a Vila do Artesanato. O ator Eriberto Leão, embaixador do Natal Luz de Ouro Preto, vai subir ao palco às 22h e cantar para a plateia.
 
Além da estrutura iluminada por luzes de LED, o Natal Luz receberá até janeiro apresentações teatrais, cortejos e apresentações de bandas e orquestras locais, músicos covers e um tributo à artista Marília Mendonça, vítima de acidente aéreo em 2021. Ao contrário dos grandes eventos de fim de ano espalhados pelo Brasil, o Natal Luz terá programação 100% gratuita, aberta para todos os públicos. Para garantir a gratuidade no acesso à programação, foram investidos R$ 800 mil.
 

INAUGURAÇÃO OFICIAL - A inauguração oficial do festival Natal Luz Ouro Preto aconteceu na manhã da última terça-feira, 8 de novembro, em solenidade no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, com a presença de representantes da Prefeitura de Ouro Preto, integrantes da área cultural estadual e patrocinadores.
A presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), Marília Palhares, destacou durante a abertura do evento que mais que uma simples iluminação, o evento evoca a paz, após o longo período pandêmico. “Nós precisamos investir nela [a paz], e Ouro Preto vai renovar esse ambiente da paz”, disse.
 
 
TRADIÇÃO DOS PRESÉPIOS - A tradição de montar presépios no Natal será reforçada pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), que integra a programação do Natal Luz de Ouro Preto com a realização histórica da 50ª edição do Concurso Nacional de Presépios. Entre 7 de dezembro e 6 de janeiro, os presépios inscritos e selecionados no concurso serão expostos na Galeria de Arte Nello Nuno. A abertura da exposição será no dia 7 de dezembro, com a presença do Grupo de Pastorinhas do Padre Faria e Orquestra do Rosário.
O Grupo de Pastorinhas é o mais tradicional de Ouro Preto. A grande mestra, dona Ciata, recebeu o grupo de sua mãe e o conduziu por mais de 50 anos. Hoje é coordenado por Maria José Germano, a “Ica”, do qual participou desde a infância e hoje tem a responsabilidade de manter viva a manifestação. Eles se apresentam com instrumentos de percussão, que dão muito ritmo e alegria à apresentação.
 
O evento tem patrocínio da Cedro Mineração, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal via Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura. O evento tem realização do Grupo Oliveira Costa e Prefeitura de Ouro Preto, com produção da Holofote
Conta com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP), da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais, prefeitura e governo do Estado.
 
Confira programação completa no site http://natalluzdeouropreto.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.