Brand-News Publicidade 1200x90
07/11/2022 às 15h27min - Atualizada em 07/11/2022 às 15h27min

Mais um risco à saúde das crianças propagado no TikTok: crianças fazem desafio de fumar cotonete

FONTE: MF Press Global Gestão Geral - [email protected] - FOTO: Divulgação / MF Press Global
O cotonete na realidade nem deveria estar em casa

Mais uma nova tendência do TikTok pode acarretar em danos graves, mas os jovens parecem estar distantes de compreender os seus perigos. A notícia já saiu em Portugal e Brasil, revelando que os jovens estão a fumar cotonetes!

A propósito dessa questão falamos com o neurocientista luso-brasileiro Fabiano de Abreu Agrela, que começou desde logo por falar dos perigos reais que o cotonete representa mesmo sem estar associado a essa nova tendência.  

"A cera é um lubrificante natural para proteção do canal auditivo. Atua como uma barreira que impede a sujeira e objetos estranhos de entrar no tímpano. Os cotonetes podem empurrar a cera para dentro do canal auditivo e causar danos temporários ou permanentes", alerta.

Contudo, e focando no assunto do momento, o neurocientista diz que todas essas novas tendências advêm do fato de os jovens querem fama rápida, mesmo que para isso se tenham que colocar em perigo.

Para Abreu, “a necessidade de chamar a atenção, de ser visto, faz com que alguns jovens sem conhecimento tomem atitudes que, para os mais sabidos, parecem imbecis. Mas temos que levar em consideração a imaturidade, assim como a educação em casa. E os que seguem, também estão na mesma vibe dos que fazem, mas com menos coragem. Este aplicativo não impõe barreiras, é usado pelos mais jovens, que costumam ser mais imaturos, portanto, promovem muitas coisas negativas.”

Ao nível dos danos causados nos próprios usuários, o neurocientista alerta que “as substâncias químicas tóxicas produzidas pela substância em queima afetam o pulmão e o cérebro. Inclusive afetando ainda mais a inteligência de quem fuma cotonete. A inalação de fumaça causa danos cerebrais caracterizados por ativação de astrócitos, danos neuronais e axônicos mielinizados e hemorragia. Partículas nos pulmões ou na corrente sanguínea podem alertar o sistema imunológico e desencadear inflamação no cérebro.”
 
Infelizmente a juventude não pensa no longo prazo e em todas as nuances, prejudicando a sua saúde à toa.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.