07/11/2022 às 16h00min - Atualizada em 07/11/2022 às 16h00min

Poços de Caldas 150 anos de encanto – Parte 3

FONTE: Roberto Tereziano - FOTO: Coleção J. Ranauro
c 
Ainda antes da fundação oficial da cidade as pessoas já foram chegando e construído seus barrados, o que seria o embrião do povoado em volta das fontes. Em 1865 já é possível encontrar dezenas de casas simples que as pessoas construíam em volta das fontes termais e iam ficando mesmo depois do tratamento com as águas.
 
Em 1872 começa oficialmente o romance da primeira estância balneária do Brasil. Começava de fato os projetos para melhoria dos locais de banhos, antes tomados ao ar livre. Sem planos para a futura cidade que cresceria desordenada, não fossem as chegadas de João Batista Pancini e Carlos Maywald, que planejaram para o futuro uma cidade urbanisticamente organizada que, até hoje, tanto tempo depois, ainda impressiona.
 
A Fazenda Barreiro, começada nos anos de 1830, fica em segundo plano especialmente para o Coronel Agostinho Junqueira, filho do sesmeiro. Ele se transferiu para o lado de cá da serra e passa a se envolver com o crescimento da cidade.
 
Contando com a contribuição de grandes médicos da grandeza de Dr. Pedro Sanches de Lemos, seguindo os incontáveis discípulos da medicina que vieram depois, mas, que também se empenharam para o desenvolvimento de Poços de Caldas, principalmente depois da morte de Dr. Pedro Sanches.
 
Se chegaram grandes médicos para o desenvolvimento da área de saúde, vieram também outros técnicos e profissionais e até políticos autênticos, que com desprendimento e compromisso sonharam com a Poços de Caldas de hoje, contribuindo assim, para tal desenvolvimento, plantando para o presente que vivemos hoje, uma grande cidade - o que só foi possível com grandes homens e grandes ideias e uma população ordeira e apta para acolher grandes planos. Assim se fez Poços de Caldas, uma cidade que há 150 anos está de braços abertos para acolher.
 
 
Por Roberto Tereziano - jornalista e historiador
Facebook: R Tereziano Poços de Caldas

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.