Brand-News Publicidade 1200x90
11/10/2022 às 15h30min - Atualizada em 11/10/2022 às 15h30min

Projeto Educampo ajuda pecuaristas a triplicarem a produção no Sul de Minas

FONTE: Ana Gabriella dos Santos - [email protected] - FOTO: Reprodução
c 
Dados sobre eficiência e volume serão apresentados dia 21/10, pelo Sebrae Minas e a Danone, no Dia de Campo em Olímpio Noronha
 
Os pecuaristas do Sul de Minas que participam do programa Educampo Leite - projeto de consultoria gerencial e técnica do Sebrae Minas em parceria com a multinacional do setor de laticínios Danone - registraram melhora expressiva nos índices de produção. Os resultados obtidos e as soluções que permitiram a evolução serão tema do Dia de Campo, que acontece no dia 21 de outubro, na Fazenda São Benedito, no município de Olímpio Noronha
 
O objetivo do Dia de Campo é oferecer aos produtores informações atualizadas para que possam utilizar no desenvolvimento de seus negócios”, destaca a analista do Sebrae Minas Adaíby Gonçalves
 
A primeira atividade do evento será a palestra “Nutrição e manejo para aumento dos sólidos do leite”, ministrada pelo veterinário e mestre em produção animal pela UFMG e PHD em nutrição de gado leiteiro, Marcos Neves Pereira. Em seguida, haverá uma visita guiada dos participantes à fazenda para mostrar na prática a rotina de uma propriedade rural, além de compartilhar boas práticas na produção. 
 
EFICIÊNCIA  - Os 100 produtores que comercializam leite para a fábrica da Danone, instalada no Sul de Minas, têm registrado em média uma produção diária de 1.460 litros de leite. O volume é quase três vezes maior que o obtido antes da participação no programa Educampo, em 2004. 
 
A Fazenda São Benedito está no “Top 10” das fazendas mais eficientes do estado em produção leiteira, de acordo com o ranking do Educampo. A proprietária Érica Albuquerque participa do projeto desde 2014. Após oito anos, o índice de produtividade da fazenda saltou de 400 litros/dia para 5.250 litros/dia. 
 
O gerente de qualidade do leite e desenvolvimento de fornecedores da Danone, Humberto Carvalho, faz um comparativo sobre os resultados do Educampo: “Entre agosto de 2022 e agosto de 2021, houve um crescimento de 23% na produção diária de leite, impactando no aumento de 27% na renda bruta do produtor e 37% no seu lucro líquido,” afirma. 
 
SUSTENTABILIDADE - As fazendas que participam do Educampo também são as que poluem menos o meio ambiente, emitindo em média 50% a menos de gás carbônico em relação a outras propriedades rurais. O dado é baseado na ferramenta de gerenciamento chamada Cool FarmTool, que analisa, entre outras informações, o manejo da água, tratos culturais e a produtividade por vaca. Desta forma, uma fazenda tem capacidade de produzir a mesma quantidade de leite, com um menor número de vacas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.