Brand-News Publicidade 1200x90
07/10/2022 às 14h33min - Atualizada em 07/10/2022 às 14h33min

São Paulo Oktoberfest começa nesta sexta, 7 de outubro

FONTE: Cadência Comunicação - FOTO: Jorge Sato

O maior festival alemão de São Paulo contará com mais de 30 shows, 80 opções gastronômicas e variedade em estilos de chopes; serão 9 dias de festa no Complexo do Ginásio do Ibirapuera
 
A São Paulo Oktoberfest, um dos maiores eventos culturais que integra o calendário oficial da capital paulista, começa nesta sexta-feira, 7, e ocorrerá até 23 de outubro (sextas, sábados e domingos). Serão 9 dias de festa no Complexo do Ginásio do Ibirapuera. Em sua 5ª edição, o festival apresenta um cronograma com grandes atrações nacionais e internacionais - serão mais de 30 shows, 80 opções gastronômicas, variedade em estilos de chopes, além de ações sustentáveis e sociais durante todo evento.
 
O evento contará com Biertent com o palco principal, restaurantes, bares, pista, mesas, camarotes; Biegarten - área aberta e ampla com food trucks, experiências, ativações das marcas, Palco Rock, atrações culturais, bares e mesas; Drinkgarten, área entre árvores, com mesas, ideal para contemplar a natureza e conversar.
 
O público poderá conferir o show de abertura, no dia 07, com o cantor Silva, a atração internacional Oktoberfestband Die Kirchdorfer, diretamente da cidade de Munique, que se apresentará nos dias 7, 8 e 9. No sábado será vez do Monobloco. No domingo, a animação fica por conta das cantoras Paula Lima e Zélia Duncan. Além dessas atrações, vale destacar as bandas típicas de música alemã, como a Big Band, que tem vasto repertório de títulos alemães, rock internacional e pop, que se apresentarão durante o festival.
 
Com expectativa para receber mais de 80 mil pessoas em nove dias com atrações para toda a família e grupos, Walter Cavalheiro Filho, embaixador da São Paulo Oktoberfest, comenta que o festival não abre mão de qualidade e tradição, ao mesmo tempo que é movido pelo espírito de desafios e inovação. “Nessa edição conseguimos unir essas duas características, ampliando o nosso espaço, nosso leque musical e garantindo a melhor experiência cervejeira da cidade”, explica.
 
“A São Paulo Oktoberfest é um evento muito significativo do calendário estratégico da cidade de São Paulo porque se conecta com outra cultura por meio de manifestações artística e gastronômicas, permitindo que os paulistanos e turistas experimentem uma festa internacional, celebrada quase simultaneamente em vários lugares do mundo, também aqui em São Paulo, movimentando a economia local e o trade turístico”, afirma o secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho.
 
Gastronomia e estilos de chopes
A São Paulo Oktoberfest promete unir sabores tradicionais e inovadores. Com curadoria do chef Marcos Baldassari, que se destacou no programa televisivo MasterChef, o festival apresentará 80 opções de pratos, entradas e sobremesas, além da cozinha clássica germânica.
As opções gastronômicas casam com o puro malte, sabores e aromas do tradicional chope alemão Spaten da Ambev, o mesmo servido na Oktoberfest de Munique há mais de 200 anos. Além do estilo Munich Helles, a marca também convidou outros seis tipos de chopes especiais. Para completar o portfólio, a Schornstein da CBCA apresentará mais oito tipos de chopes artesanais, totalizando 15 estilos para o público presente. A variedade de aromas, cores e sabores retrata o lema da 5ª edição do festival: Tem de Tudo e é para todos! Pensando nisso, o evento apresentará, também, um bar de drinques especiais com vodka, gin tônica, vinhos e outras opções de bebidas.
 
Olhar social
Durante todo mês de setembro, o festival está beneficiando mil crianças e adolescentes em regiões menos favorecidas da região metropolitana com diferentes ações: por meio de apresentações de grupos folclóricos de dança, contadores de histórias, distribuição de kit-lanches temáticos, distribuição de revistas em quadrinhos temáticas. A ação tem como objetivo promover de forma bem divertida a influência tecnológica, industrial e cultural da Alemanha na cidade de São Paulo.
Parte dos professores da rede municipal terão ingressos para visitação franqueadas no festival, através do programa de inclusão da organização do evento.
 
Apresentações culturais
As apresentações culturais, durante os nove dias do evento, ficarão por conta dos grupos folclóricos - Hallo Welt e Tirol Schuhplatter, que realizarão diversas danças com músicas típicas de várias regiões da Alemanha. Fazem parte as apresentações o estilo sapateado, coreografias e performances entre cavalheiros e damas.
 
Bandas típicas
Um dos destaques desta edição é a atração internacional Oktoberfestband Die Kirchdorfer. A banda alemã vem diretamente de Munique e se apresenta nos maiores festivais do mundo. A Big Band tem seu extenso repertório de títulos alemães, rock internacional, pop e muita animação. A banda Uhul - Os Reis do Pom Pom Pom se apresenta nos dois finais de semana.
 
Sustentabilidade
Um dos destaques do São Paulo Oktoberfest é a não utilização de copos descartáveis, deixando de consumir cerca de 1.8 toneladas de plástico no meio ambiente. O evento mantém parceria com cooperativas de catadores da cidade de São Paulo e terá a responsabilidade de destinar todo o lixo gerado pelo evento para separação e descarte corretos. A receita gerada pela ação será totalmente destinada às cooperativas parceiras.
Reforçando ações sustentáveis, o evento tem certificação I-REC e garante energia 100% renovável em todos os dias de realização, através de parceria com a Tereos, que utiliza energia proveniente de biomassa de cana-de-açúcar - fonte renovável.
 
Espaço físico com acessibilidade
A nova localização possui área de 27.800 m², possibilitando um amplo espaço para o público presente com dois palcos, experiências ao ar livre e diversidade gastronômica.
 
Entretenimento e geração de empregos
De acordo com Walter Cavalheiro, o evento vai gerar cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos. A última edição em 2021 gerou para a economia local mais de R$ 40 milhões. “A nossa previsão de público para a edição desse ano é de mais de 80 mil pessoas, além de ampliar, as atrações estão mais ecléticas, por isso esperamos receber as famílias, os jovens; nosso festival tem de tudo e é para todos”, ressalta Cavalheiro.
 
O evento é apresentado por Lei de Incentivo à Cultura, PROAC e Bradesco.
Para conferir toda programação, adquirir ingressos e outras informações, clique aqui

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.