05/10/2022 às 16h21min - Atualizada em 05/10/2022 às 16h21min
A Festa de São Benedito (contada para crianças)
FONTE: Roberto Tereziano - FOTO: Brand-News
Hoje você vai conhecer um pouco mais da história da Festa de São Benedito de Poços de Caldas, a mais antiga festa popular da cidade. Mas antes é bom saber um pouco sobre a história de São Benedito. Ele era um negro italiano, nascido em 1526, na Sicília, uma grande ilha italiana, mas era filho de pais africanos que vieram escravizados da Etiópia para a Itália. Ele nasceu livre, mas ainda muito jovem resolve que seria um eremita. Vocês sabem o que é eremita? Eremita é uma pessoa que decide viver de forma muito simples e pobre. Usando roupas simples, sem casa ou lugar fixo para morar, um eremita só come quando alguém oferece comida, dorme em qualquer lugar e não tem nada de bens materiais, como carro, casa, celular, ou outras coisas. O eremita dedica sua simplicidade para Deus. Anda sempre descalço ou de sandálias bem simples. Anda pelos campos. E dorme em qualquer lugar.
Vocês já viram um homem que está sempre pelas ruas de Poços de Caldas, sempre usando um terno preto bem velho, descalço, com cabelos e barbas muito grandes? Parece um mendigo... mas ele não pede nada para ninguém. Não pede esmola para as pessoas. Ele é bem parecido com um eremita. Aquele homem é um torneiro profissional, já teve sua própria oficina com maquinas caras, mas um dia ele resolveu deixar tudo e dedicar sua simplicidade para Deus. Um eremita é muito parecido com aquele homem.
Havia muitos jovens que viviam assim, como Benedito na Itália. O mais conhecido deles foi São Francisco de Assis, que viveu muito antes de São Benedito. São Francisco deixou toda a riqueza de sua família para levar uma vida pobre e servir as pessoas simples.
Então Benedito deixou sua casa e passou a andar pelos campos e pelas cidades italianas. Tornou-se um eremita. Só que ele não pertencia a nenhuma igreja. Apenas era cristão. Certo dia o Papa resolveu obrigar que todos os eremitas estivessem ligados à uma ordem religiosa - foi assim que Benedito escolheu se ligar a um mosteiro franciscano onde todos viviam de forma muito simples, sem qualquer ostentação de riqueza. Ele se tornou um frade da ordem de São Francisco de Assis. Lá ele se tornou cozinheiro. Ele preparava os alimentos para os outros frades.
Nesse tempo a Itália que sempre estava envolvida em guerras, muitas delas dentro do próprio país. Vivia uma grande miséria, mas não se sabe como, naquele convento onde estava São Benedito, nunca faltava comida. Seria um de seus primeiros milagres.
Em Poços de Caldas o Dia de São Benedito era comemorado em 13 de maio, que era também o dia de nascimento do Coronel Agostinho Junqueira, fundador da cidade. Só no ano passado a Câmara de Vereadores criou o Dia dos Congos e Caiapós de Poços de Caldas, a ser comemorado em 5 de outubro. Assim, hoje acontece uma missa às 19h, na Igreja de São Benedito, em homenagem aos congadeiros e caiapós e ao Santo negro muito venerado no mundo inteiro.
Por Roberto Tereziano - Jornalista e historiador
Foto: Tela do artista Reynaldo Prieto