Brand-News Publicidade 1200x90
03/10/2022 às 15h45min - Atualizada em 03/10/2022 às 15h45min

Nova legislatura terá mais um partido na Assembleia

FONTE: ALMG Assessoria de Imprensa - [email protected] - FOTO: Sarah Torres
C 
ALMG passa a contar com parlamentares de 24 agremiações; legenda com maior representação é o PT, seguido do PL e PSD
 
O novo partido é o Democracia Cristã (DC), que elegeu um parlamentar. E uma agremiação perdeu representação na Casa: o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). O partido com maior número de cadeiras passa a ser o PT (tinha 10 e pulou para 12 eleitos), agremiação do candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O Partido Liberal (PL), do presidente Jair Bolsonaro, e o Partido Social Democrático (PSD) empatam com nove parlamentares eleitos para a 20ª Legislatura.
Apesar disso, na próxima legislatura, haverá um parlamentar a menos do PL e do PSD na Assembleia, se comparado com a atual legislatura.
 
PERFIL DA 19ª LEGISLATURA - O partido que mais perdeu numericamente sua representação foi o Partido Verde, que caiu de 7 para 4 vagas. Em termos percentuais, quem sofreu a maior perda foram o PSB e o PSDB, que tinham 3 representantes e agora têm apenas 1. Na outra ponta, o partido que mais ganhou cadeiras percentualmente foi o PP, que tinha apenas 1 e subiu para 6.
Esses números são baseados na apuração de 100% das urnas, mas a lista oficial dos eleitos ainda não foi homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
 
ALMG terá recorde de mulheres eleitas para a próxima legislatura
 
Com 15 mulheres eleitas deputadas estaduais, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) terá a maior bancada feminina da sua história a partir de 2023. Seis dessas conseguiram a reeleição, enquanto outras nove terão seu primeiro mandato. A deputada Beatriz Cerqueira (PT) chegará ao segundo mandato como a mais votada entre as mulheres e, com quase 250 mil votos, foi a segunda mais votada este ano para o cargo.
Além dela, retornam à ALMG na 20ª Legislatura (fevereiro de 2023 a janeiro de 2027): Leninha (PT), Ione Pinheiro (União), Delegada Sheila (PL), Andréia de Jesus (PT) e Ana Paula Siqueira (Rede).
As novas deputadas serão Lohanna (PV), Lud Falcão (Pode), Macaé Evaristo (PT), Nayara Rocha (PP), Bella Gonçalves (PSOL), Maria Clara Marra (DC), Alê Portela (PL), Chiara Biondini (PP) e Marli Ribeiro (PSC).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.