FONTE E FOTO: Alice Dionisio - Comunicação e Marketing Unimed Poços de Caldas
c A cada três segundos uma pessoa desenvolve um tipo de demência, sendo o Alzheimer o mais frequente. De acordo com o Ministério da Saúde e Alzheimer’s Disease International, a estimativa é que em 2050 a doença atinja 152 milhões de habitantes.
O Dia Mundial de Conscientização do Alzheimer, que acontece no dia 21 de setembro, busca esclarecer os principais sintomas. “A doença tem algumas fases, sendo que no estágio inicial é marcada por perda de memória recente, desorientação em relação a espaço e tomada de decisões, além de alteração de comportamento”, explica o neurologista cooperado da Unimed Poços, Martius Augustus Teixeira Alves.
Cerca de 10% das pessoas com mais de 65 anos e 25% com mais de 85 anos podem apresentar algum sintoma do Alzheimer. O neurologista afirma que nos últimos anos os diagnósticos têm aumentado. “A longevidade das pessoas está maior, por isso, para evitar o surgimento de demências é importante ter um estilo de vida saudável. Praticar atividades físicas, adotar uma alimentação saudável e rica em ômega 3, estimular a memória através do aprendizado de um novo idioma ou instrumental diminui as chances de desenvolver a doença”, orienta Alves.
Quando não diagnosticado, o Alzheimer pode evoluir. “No estágio mais grave, o paciente pode apresentar prejuízo gravíssimo da memória, dificuldade para comer e deficiência motora.”
Embora não tenha cura, existem diversos tratamentos. Em caso de sintomas é fundamental procurar um neurologista para realizar o diagnóstico. “Podemos retardar a evolução do Alzheimer e preservar por mais tempo as funções intelectuais. Os melhores resultados são obtidos quando o tratamento é iniciado nas fases mais precoces”, finaliza Martius Augustus Teixeira Alves.