Brand-News Publicidade 1200x90
12/09/2022 às 15h28min - Atualizada em 12/09/2022 às 15h28min

Independência 200 anos: monumentos históricos ganham vida em aplicativo com Realidade Aumentada

FONTE: André Coutinho - WGO Comunicação - FOTO: Divulgação/Reprodução
Literatura Postal e RD3 Digital criaram realidade aumentada que mostra maquete de patrimônios históricos com fidelidade
C 
Parceria entre a Literatura Postal e a RD3 Digital traz, por meio de fotos e maquetes, conteúdo voltado para o aprendizado histórico
 
A comemoração do bicentenário da Independência do Brasil é um marco relevante para o contexto sociopolítico do país, com uma história rica e patrimônios que rememoram o passado, influenciando também o futuro. E não deixar a história se perder é um dos grandes desafios da atualidade. Tal sentimento é compartilhado também por uma parceria entre o Literatura Postal, núcleo vinculado aos Ciclistas Bonequeiros, contemplados pelo Proac Independência em 2021 (um dos maiores editais da Cultura do país), e a RD3 Digital, uma das referências do Brasil em Realidade Aumentada (RA), que desenvolveram um aplicativo trazendo um conteúdo precioso sobre a data.
 
Na escola, aprendemos sobre o processo que levou até o dia 7 de setembro de 1822 e o grito de “Independência ou morte” de Dom Pedro I, às margens do Rio Ipiranga, além dos anos de escravidão que ainda assolavam o país. A verdade é que tudo isso deixou um enorme legado, em forma de livros, obras e monumentos, que nos permitem entender um pouco mais sobre o momento. Contar histórias é justamente o foco da Literatura Postal, projeto que traz contos em Realidade Aumentada que podem ser acessados através de postais.
 
Com essa finalidade, o aplicativo “Patrimônios da Independência” foi planejado e construído. Nele, é contada a história de cinco patrimônios históricos que trazem referência à Independência, de forma lúdica e focada no visual, não apenas no textual. O usuário pode aprender tudo sobre a Casa do Grito, Monumento à Independência, Quilombo dos Palmares, Solar da Marquesa e Museu do Ipiranga, sendo que os últimos dois trazem a opção de serem visualizados em uma maquete 3D em Realidade Aumentada, com extrema fidelidade, alcançada após aprofundadas pesquisas. Além disso, todos eles possuem textos críticos, fotos históricas e da atualidade, além de vídeo explicativo e o endereço.
 
Gratuito, o app pode ser encontrado tanto na Play Store (Android) como na Apple Store (iOS) e funciona bem mesmo em aparelhos menos potentes. “Com o advento da tecnologia nos últimos anos e a presença cada vez maior dela no dia a dia, principalmente na educação, a ferramenta se torna uma importante opção para instigar a curiosidade dos estudantes e atrair sua atenção para aprender, saindo do tradicional”, detalha Raphael Magri, sócio da RD3 Digital.
 
“A realidade aumentada é uma ponte para o aprendizado. Partimos de ilustrações e maquetes estáticas e, ao apontar um celular ou tablet, a imagem se transforma em um universo com trilha, animação, objetos modelados em 3D. Pelo que apresentamos circulando em escolas, sabemos que o projeto é impactante, sempre com um grito de surpresa de uma criança ou uma pessoa mais velha (inclusive professor) admirada com o alcance da tecnologia graças ao toque de mágica que a realidade aumentada traz. Conseguimos, assim, levar os patrimônios a diversos locais e bairros, falando sobre a importância deles para o Brasil, o papel do Quilombo dos Palmares e a necessidade de sabermos da nossa história como construção de um povo”, comenta Gustavo Guimarães Gonçalves, fundador do Literatura Postal e Ciclistas Bonequeiros.
 
Para celebrar os 200 anos da Independência, o Literatura Postal estará em uma exposição exclusiva em sua própria sede, que fica no centro cultural Vila Itororó, na Rua Martiniano de Carvalho, 267.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.