Brand-News Publicidade 1200x90
Brand-News Publicidade 728x90
02/09/2022 às 15h52min - Atualizada em 02/09/2022 às 15h52min

“A Árvore da Vida”: a preservação do meio ambiente em espetáculo teatral e oficinas gratuitas

FONTE: Margarida Valente
c 
Projeto, que tem como proponente Margarida Valente, atende gratuitamente alunos e professores de municípios mineiros para formação de plateias e promoção de acesso ao teatro
 
O Governo do Estado de Minas Gerais aprovou o projeto cultural "Só o conhecimento pode salvar a natureza", da proponente Margarida Maria Abrão Valente, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, sob o patrocínio da FMC Química do Brasil Ltda., que atenderá gratuitamente alunos e professores das escolas públicas de 14 municípios mineiros, com o espetáculo de teatro infantil “Árvore da Vida”, da Companhia de Teatro Sia Santa.
Além das apresentações teatrais, o projeto também prevê oficinas teatrais gratuitas aos professores das escolas públicas que serão atendidas.
 
Este é um projeto de artes cênicas de formação de plateias e promoção de acesso ao teatro para crianças com idade entre 6 a 10 e seus educadores. Inclui a circulação de espetáculo teatral infantil do gênero aventura, que traz como personagens um grupo de insetos corajosos e dispostos a salvar a grande árvore que é a sua morada.
 
O espetáculo, totalizando 40 apresentações teatrais para um público estimado em 10 mil pessoas, tem como tema central o cultivo da terra e a necessidade de cuidados com a natureza de maneira que a produção de alimentos seja feita de maneira sustentável. Em conjunto com a circulação desse espetáculo, o projeto prevê a realização de encontros de sensibilização para integrantes da comunidade escolar, incluindo educadores, agentes culturais e agentes de saúde, com o intuito de capacitá-los a atuarem como mediadores do processo de fruição artística que as crianças irão desfrutar na sala teatral, e logo após o espetáculo, diálogo promovido entre o público e elenco. 
 
De acordo com Margarida Valente, o público alvo das apresentações teatrais são crianças matriculadas em escolas públicas, que atendam grande número de crianças moradoras da zona rural. O número esperado é de cerca de 280 crianças por espetáculo. O público alvo dos encontros de sensibilização teatral são educadores, agentes culturais e de saúde das comunidades escolares. Cada encontro atenderá em média 30 pessoas.
 
Com as últimas ações, o projeto circulou por duas cidades do Estado: Andradas e Caldas. Em cada cidade foi realizada uma Oficina para a comunidade escolar e, junto a esta, as apresentações do espetáculo “Árvore da Vida", nos dias 24, 25 e 26 de agosto.
“Nas duas cidades, contamos com o apoio imprescindível das Secretarias de Educação dos municípios”, lembrou Margarida.
 
FICHA TÉCNICA:
Peça Teatral infantil: “Árvore da Vida”
Produção: Valente
Texto: Bruno Fantini
Direção: Jorge Fantini
Assistente de Direção: Ruth Elizabeth
Cenografia e Figurinos: Edison Staffocker e Manoel Neto.
Trilha Sonora Original: Maestro Ney Carrasco
Preparação Vocal: Aline Wolf
Consultoria de Projetos: Christiane Lafayette
Supervisão Artística e Administração Geral: Crispim Júnior
Equipe de Realização (artistas e técnicos que atuam por escala de revezamento):
Gleice Severo, Lilian Lazarette, Bete Bastos, Adriana de Souza, Priscila Martins, Rafael Martins, Douglas de Brito, Rafael Aze Oliveira, Eduardo Parmeggiane, Thiago Cortez, Darcy Rodriguez e Valéria Rachel. E ainda, eventualmente: Edson Lozano, Edson Pajé, Gustavo Bertin, Renato Bruno, Renato Grecco, Rose Braga, Ruth Elizabeth, Hellen Mistura e Ricardo Derkoski
Equipe de Apoio: Michele Batista, Dayane Mateus, Dina Dutra, Francielly Pereira
 
 
Companhia de Teatro SIA SANTA - www.siasanta.art.br - 40 Anos Formando Plateias

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.