31/08/2022 às 15h26min - Atualizada em 31/08/2022 às 15h26min

São Paulo lança roteiro dos 200 anos

FONTE E FOTO: Walley Waetge / SP Turismo
Envolvido pelo Parque da Independência, o Museu do Ipiranga preserva a história de um dos fatos mais marcantes do Brasil
c 
No próximo 7 de Setembro a capital paulista comemora os dois séculos da Proclamação da Independência; parte dessa história pode ser conferida no roteiro que passa por marcos e atrativos turísticos
 
A São Paulo Turismo (SPTuris), empresa da Prefeitura da capital, atualizou e lança esta semana o roteiro temático Independência do Brasil. A iniciativa é parte das comemorações do bicentenário. O destaque é o Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, que será reaberto depois de nove anos, totalmente restaurado e com o dobro do espaço expositivo.
 
O roteiro traz informações sobre locais e fatos relacionados à Independência, mas não apenas do bairro do Ipiranga. É o caso da Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte - conhecida como “igreja das boas notícias” -, localizada no centro da capital, cujos sinos foram os primeiros a comunicar a Proclamação e a passagem do primeiro imperador do Brasil por São Paulo, no mesmo dia do famoso “grito”.
 
Também no centro da cidade, mais três locais relacionados ao bicentenário: o Pateo do Collegio - local de fundação da cidade, sede do Governo Provincial em 1822 e onde Pedro se hospedou como Príncipe Regente na ida para Santos e como Imperador (ainda que informal) na volta. Vizinho ao Pateo, no Salar da Marquesa de Santos hoje funciona o Museu da Cidade de São Paulo. Perto, a Praça do Patriarca, ao lado da Prefeitura da capital, adornada com estátua de José Bonifácio de Andrada e Silva, considerando o principal líder do movimento de Independência.
 
MUSEU - O Parque da Independência, no bairro do Ipiranga, abriga três pontos obrigatórios: o Museu, com um acervo de 125 mil itens, é o principal e deve ser visitado com a calma necessária para o melhor aproveitamento. Perto dele, a Casa do Grito, também restaurada e reaberta como marco dos 200 anos, e o Monumento à Independência - O Grito do Ipiranga, ao lado do riacho.
 
“O Museu do Ipiranga sempre foi um dos mais visitados da capital e a reabertura é o principal marco do bicentenário”, lembra Gustavo Pires, presidente da São Paulo Turismo. “Isso nos dá muita alegria, pois associa cultura e educação a um forte apelo turístico.”
 
O roteiro Independência do Brasil faz parte de uma série de 17 temas criados pela SPTuris, que mesclam atrativos turísticos e de lazer, ajudando o viajante a se organizar e explorar ao máximo a cidade.
 
O roteiro pode ser baixado no https://cidadedesaopaulo.com/vivasp/roteiros-tematicos

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »