Brand-News Publicidade 1200x90
31/08/2022 às 13h15min - Atualizada em 31/08/2022 às 13h15min

Escola do Legislativo lança cartilha "Cidadania para os Pequenos"

FONTE E FOTO: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas
A secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga, discursa durante o lançamento do documento
C 
A primeira publicação da Escola do Legislativo da Câmara de Poços foi apresentada aos vereadores na tarde desta terça-feira (30). Trata-se da cartilha “Cidadania para os Pequenos”, destinada a estudantes dos anos finais da educação infantil. Através de uma parceria com a Secretaria de Educação, o material será entregue às unidades municipais de ensino até novembro, em comemoração aos 150 anos de Poços.
                       
A cartilha foi desenvolvida para o público infantil, com o objetivo de transmitir conceitos de cidadania e da divisão de poderes de uma forma leve e divertida. O material está disponível para download no site da Câmara, na aba da Escola do Legislativo, e pode ser acessado por todos os cidadãos.
           
Taís Ferreira, diretora da Escola do Legislativo, ressaltou que a cartilha foi inspirada em um material cedido pela Câmara Municipal de Guaxupé, que inclusive foi distribuído no ano passado. “Fizemos uma adaptação dessa obra, porque a cartilha que foi distribuída no ano passado não possuía uma linguagem tão acessível ao público infantil. Então, criamos essa nova, que vai contemplar esse público”, disse.
“Agradeço à Câmara e à Secretaria de Educação pelo empenho neste projeto. A Escola do Legislativo, ao longo destes anos de caminhada, vem tentando sempre trazer a educação cidadã acessível a todas as faixas etárias. Essa cartilha foi produzida tendo-se em mente a fase de início de alfabetização da criança, para que, já naquele momento, sejam abordados conceitos dos símbolos, como os brasões e a bandeira, que eles vão poder colorir, e noções da divisão de poderes em âmbito municipal. Os alunos terão noção do que faz o prefeito, quem aprova as leis do município e, ainda, que existe uma figura na cidade chamada juiz, que atua como julgador em casos de lei não cumprida”, comentou.
 
Letícia Borges, coordenadora da Divisão de Projetos de Educação Complementar da Secretaria de Educação, ressaltou que a cartilha é uma grande conquista para o sistema educacional da cidade. “A cartilha é um material riquíssimo que chegará em nossas unidades, com o objetivo de promover a conscientização dos nossos pequenos frente ao âmbito em que pertencem. A importância de inserir as crianças desde a educação infantil nesse contexto é de que elas consigam se enxergar como parte da sociedade e conhecer um pouco do município a que pertencem, sua história e dados de grande relevância”, destacou.
                                   
O presidente da Câmara Municipal de Poços de Caldas, vereador Marcelo Heitor, enfatizou o trabalho da Câmara durante esses anos, voltados à educação para cidadania. “É sempre um desejo da Câmara contribuir com a formação cidadã de todos, não só dos adultos, mas dos jovens, adolescentes, e, nesse caso, das crianças. Entendemos que temos essa função para que, desde a mais tenra idade, as pessoas possam entender a importância dos poderes e, claro, quem sabe um dia, poderem realizar uma função no Poder Legislativo ou Executivo. Para nós, o lançamento dessa cartilha é uma grande alegria. Estamos plantando boas sementes através de projetos com este”.
           
Ao todo, serão 47 unidades contempladas com a cartilha: 39 Centros de Educação Infantil e oito escolas que também atendem esse público.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.