19/08/2022 às 14h52min - Atualizada em 19/08/2022 às 14h52min

Conheça Penedo, um pedacinho da história do Brasil em Alagoas

FONTE E FOTO: Mirella Pasqual Rocha - [email protected]
C 
A cidade é um destino alternativo, que oferece turismo histórico e religioso do primeiro povoado do estado nordestino
 
O litoral de Alagoas é muito conhecido e famoso pelas praias, dunas e paisagens litorâneas. A capital Maceió é um dos destinos mais conhecidos e visitados. Mas bem perto dali, a menos de duas horas, é possível conhecer um pouquinho da história do Brasil. A cidade de Penedo, fundada no século XVI, fica às margens do Rio São Francisco, e chama atenção pela arquitetura e belezas naturais.

Com pouco mais de 60 mil habitantes, a cidade de 387 anos preserva as marcas da colonização portuguesa em sua arquitetura. As igrejas barrocas de Nossa Senhora dos Anjos e Nossa Senhora da Corrente, construídas em meados do século XVIII, são paradas obrigatórias e encantam os visitantes.

Com altar principal todo folheado a ouro e azulejos originais da época da fundação, a Igreja de Nossa Senhora da Corrente, retrata a vida de Maria. Os responsáveis pela construção da igreja eram contra a escravidão, por isso, construíram uma passagem secreta para esconder os escravos fugitivos. Sua arquitetura foi considerada por Germain Bazin, ex-diretor do Museu do Louvre, como uma das mais belas edificações religiosas do Brasil.

Já a Igreja de Nossa Senhora dos Anjos está integrada ao convento e ao Museu de São Francisco. Com altar pintado com ouro em pó, amplo pátio e salas com peças sacras antigas, a construção possui outros objetos interessantes e curiosos - como por exemplo, o ferro antigo de fazer hóstia e uma imagem de São Francisco tocando violino.

A cidade de Penedo faz parte de um programa de seis dias da Schultz Operadora. Trata-se do roteiro “Alagoas Imperdível”, que também inclui Maceió, Foz do Rio São Francisco, Cânions do Xingó e Piranhas. O valor é a partir de R$ 1.799,00 (parte terrestre, por pessoa, com hospedagem em acomodação tripla). As vendas são feitas por meio de agendas de viagens em todo o Brasil e mais informações estão disponíveis no site da Schultz Operadora.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »