18/08/2022 às 15h27min - Atualizada em 18/08/2022 às 15h27min

Projeto Olhar Sulfuroso inicia ações em escolas da rede pública

FONTE: Carvalho Agência Cultural - FOTOS: Divulgação
c 
Teve início nesta semana as ações do projeto Olhar Sulfuroso - Diálogos sobre o Patrimônio Cultural de Poços de Caldas, que promove bate-papos com alunos da rede pública de ensino sobre o patrimônio cultural de Poços de Caldas, além de exposições fotográficas em homenagem aos 150 anos da cidade. 
 
A primeira ação foi realizada na terça (16), na Escola Municipal Edir Frayha, localizada no Jardim Nova Aurora, e contou com a participação dos alunos do 5º ano que puderam não só refletir e aprimorar o olhar acerca do patrimônio cultural material e imaterial da cidade, como entrar em contato com fotografias que evidenciam, através da expressão artística, a diversidade cultural da cidade e a busca pela valorização da identidade cultural e da memória/história local. 
 
A fotógrafa e arte-educadora Thaty Naila, juntamente com a pesquisadora e arquiteta Letícia Loiola, levantam questões sobre o patrimônio cultural, meios para sua salvaguarda, além de contextualizar a importância da educação patrimonial e da legislação brasileira sobre o assunto, sendo uma oportunidade para levar informações, esclarecer dúvidas, e contribuir para que os participantes se tornem cidadãos detentores de seus direitos culturais. 
 
“É muito importante apresentar aos alunos dessa faixa etária os patrimônios culturais e artísticos para dialogar sobre a necessidade de valorização histórica e cultural da nossa cidade, pois somente dessa forma essas crianças passam a se sentir pertencidas em seu local de residência, criando laços, afetos e memórias, levando adiante esse sentimento e se eternizando como agentes responsáveis por sua preservação”, comenta Thaty Naila, idealizadora do projeto. 
 
As próximas ações ocorrerão nos dias 1º, 15 e 29 de setembro nas escolas municipais Vitalina Rossi, Sérgio de Freitas Pacheco e Profº. Julio Bonazzi, respectivamente. 
 
A proposta tem produção de Chiara Carvalho / Carvalho Agência Cultural e conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas.
 
Acompanhe esta e outras ações nas redes sociais @olharsulfuroso.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »