17/08/2022 às 15h16min - Atualizada em 17/08/2022 às 15h16min

Exposição “Em que rua você mora?” retrata dia a dia da população em situação de rua

FONTE E FOTO: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
c 
Em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, a Câmara de Poços realizou, nesta terça-feira (16), a abertura da exposição “Em que rua você mora?”, de iniciativa da Secretaria de Promoção Social, com a colaboração de organizações da sociedade civil parceiras. O pedido para apresentação do trabalho no Legislativo foi feito pelo vereador Tiago Braz (REDE).
 
A mostra estará no saguão de entrada da Câmara até o dia 19 de agosto, quando se comemora o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. A exposição revela, a partir de fotografias, o dia a dia das pessoas que se encontram em situação de rua. A intenção é retratar as histórias daqueles que são atendidos pelos diversos serviços voltados à essa população, mostrar parte da rotina e da luta que é sobreviver nas ruas, conscientizar sobre o preconceito e a segregação que essas pessoas sofrem e informar sobre os serviços especializados que o município possui no atendimento aos necessitados.
 
“É a segunda vez que conseguimos viabilizar essa exposição, que trata da luta da pessoa em situação de rua, valoriza o trabalho dos profissionais e voluntários envolvidos na causa e atrai, cada vez mais, a população para essa discussão a fim de que busquemos soluções juntos. Além disso, é importante mencionar que conseguimos, através de um Projeto de Lei de autoria minha e do vereador Douglas Dofu, adicionar no Calendário Municipal de Eventos o Dia de Luta da Pessoa em Situação de Rua. Dessa forma, o município fica encarregado de, anualmente, realizar alguma ação em homenagem a essa data, o que fomentará a busca por políticas públicas para esse setor e por oportunidades para essas pessoas que sofrem diariamente nas ruas. Então, é muito importante que a discussão seja ampliada e que busquemos formas eficazes de tratamento, pós-tratamento e reintegração social, para que todos aqueles que tenham o desejo de sair dessa situação encontrem uma ‘porta aberta’, pois sabemos da dificuldade que esses cidadãos enfrentam”, declarou o vereador Tiago Braz.
 
O secretário de Promoção Social Carlos Almeida comentou que, além de uma exposição, “Em que rua você mora?” é uma campanha que reúne diversas ações referentes aos direitos da população de rua, com atividades de autocuidado, apresentações culturais, entre outras práticas. “A Secretaria de Promoção Social, juntamente com a Rede de Atendimento à Pessoa em Situação de Rua de Poços de Caldas, Rede Pop, realiza esse trabalho que faz alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa em Situação de Rua, data que consta no calendário municipal. O grande objetivo é incentivar nas pessoas o raciocínio de que, cada um de nós, de forma típica ou atípica, mora em alguma rua. Percebemos, inclusive, que, às vezes, as pessoas têm dificuldade em compreender determinada situação retratada nas fotos, mas esse exercício de empatia é o objetivo fundamental da mostra”, disse.
 
Um dos organizadores da exposição, Juliano Cristian Francisco, explicou a origem das imagens apresentadas. “A maioria das fotos foi tirada pelos próprios moradores das casas de passagem, sendo que, uma ou outra, nós ajudamos por conta de conhecimento de equipamentos fotográficos. Hoje, temos fotos nas casas de passagem, abrigos, no Consultório na Rua, no Centro Pop, enfim, nos serviços assistenciais que temos para a população em situação de rua. Tentamos, com a exposição, humanizar mais essa realidade social brasileira, mostrando a perspectiva dos próprios moradores de rua. No ano passado, apresentamos fotos de casos de sucesso, ou seja, pessoas que estiveram em situação de rua, mas conseguiram autonomia, uma moradia própria e estão trabalhando”, contou.
           
As visitas à exposição “Em que rua você mora?” podem ser feitas das 12 às 18h.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »