11/08/2022 às 15h53min - Atualizada em 11/08/2022 às 15h53min

Flipoços dedica programação à candidatura de Poços às Cidades Criativas da Unesco

FONTE: Jesuane Salvador - FOTOS: Divulgação
c 
Ações ocorrem em parceria com o Polígono Sul-mineiro do Livro, com mesas e atividades especiais do Ciclo Literário Sul-mineiro
 
Há cerca de três anos, um grupo de voluntários que reúne representantes de 170 cidades do Sul de Minas vem trabalhando para que Poços de Caldas faça parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O trabalho, que tem intenso apoio do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas - Flipoços, será especialmente evidenciado através da 17ª edição do evento. Com mesas, atividades especiais e a recepção de uma comitiva da cidade de Óbidos (Portugal), o festival terá uma programação especialmente dedicada à importância dessa candidatura, que ocorre em 2023, sob coordenação do Polígono Sul-mineiro do Livro.
 

O 17º Flipoços ocorre de 03 a 11 de setembro de 2022, com a temática "Letras e Música, a Sinfonia da Literatura" - e, dedicando programação ao Ciclo Literário Sul-mineiro, receberá atividades híbridas e abertas ao público, com a exibição de vídeos e debates. De acordo com a curadora do evento, Gisele Ferreira, as mesas trazem relevantes convidados e discutem o impacto da literatura na sociedade.
 
A candidatura do município junto à Unesco ocorre no próximo edital, em junho de 2023, na temática da Literatura. O trabalho vem sendo realizado por membros do Polígono Sul-mineiro do Livro, além das pessoas que fazem parte do Comitê Organizador da “Poços Literária”, título do projeto.
“Isso não seria possível se o grupo de voluntários do Polígono Sul-mineiro do Livro não estivesse tão empenhado em inserir Poços de Caldas na Rota Internacional das Cidades Criativas, na área da literatura. São cidades representadas por pessoas que, em sua maioria, não são poços-caldenses, mas entendem a relevância dessa candidatura para Minas Gerais e para o Brasil. Com isso, o Flipoços irá receber sete mesas que evidenciam o trabalho do Ciclo Literário Sul-mineiro e discutem essa relevância. Desejamos incentivar também o apoio das autoridades e da população de nossa cidade à essa candidatura”, informou.

Segundo Gisele, trazendo aspectos que refletem a importância das cidades criativas, durante o Flipoços, Poços também receberá uma comitiva de Óbidos (Portugal), primeira cidade em língua portuguesa que integra a rede internacional de cidades criativas da literatura.
 
A REDE - A Rede de Cidades Criativas da Unesco foi criada em 2004 para promover a cooperação entre cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável. A Rede serve como uma plataforma internacional de intercâmbio e colaboração entre cidades para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, notadamente o Objetivo 11 sobre cidades e comunidades sustentáveis. A Rede é composta por 295 cidades em 90 países, que investem em cultura e criatividade, nas áreas de artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música. No Brasil, já integram a rede as cidades de Curitiba (PR), Brasília (DF) e Fortaleza (CE), na temática de design; Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia; Salvador (BA) e Recife (PE), na categoria de música; João Pessoa (PB), no grupo de artesanato e artes populares, Santos (SP), no tema de cinema; e Campina Grande (PB), reconhecida em artes midiáticas. Nenhuma cidade, no país, integra a Rede no segmento da Literatura. Poços de Caldas pode se tornar a primeira cidade no Brasil a integrar a Rede Internacional pela Literatura e a segunda em Língua Portuguesa, depois de Óbidos, em Portugal.
 
Para saber mais e acessar a programação completa, clique no link https://flipocos.com/programacaoflipocos.html.
 
A 17ª Feira Nacional do Livro e Flipoços 2022 é uma realização da GSC Eventos Especiais e evento integrante das comemorações dos 150 Anos de Poços de Caldas. Patrocínio do DME, através da Lei de Incentivo a Cultural do Estado. Apoio Cultural Frooty, Sicredi e Café Três Corações. Parceria cultural e educacional Sesc e Senac. Apoio Institucional Associação União Literária de Minas Gerais e Comitê Poços Literária.
Acesse o novo site no ar pelo www.flipocos.com e para mais informações ligue para (35) 3697-1551.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »