FONTE: NB Press Comunicação - FOTO: Reprodução Google
c Os clubes de assinatura tornaram-se uma grande tendência nos últimos tempos - modalidade acelerada pela pandemia da covid-19, quando as pessoas passaram a buscar novas experiências dentro de suas casas por meio da aquisição de produtos e serviços. Crescendo ano após ano desde 2014 - período em que surgiram os primeiros modelos -, os clubes de assinatura de livros acenderam a esperança do mercado editorial no país, que durante muitos anos seguidos viu as taxas de leitores ativos caírem.
Segundo uma pesquisa da Betalabs - empresa especializada em tecnologia para e-commerce e clubes de assinatura -, atualmente os clubes de livros representam 25% da totalidade desse serviço no Brasil. Ao todo, o território brasileiro conta com 6 mil clubes de assinatura, número bastante expressivo.
Outra notícia interessante é que, de acordo com o Painel do Varejo de Livros no Brasil, o relatório mensal produzido pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen Bookscan Brasil aponta que o volume de vendas de livros entre janeiro e maio deste ano cresceu 8,18% em relação a 2021.
Segundo Luan Gabellini, sócio-diretor da Betalabs, o fato é que esses clubes vêm proporcionando uma nova experiência para os amantes do universo literário, que recebem em seus endereços pré-lançamentos, edições exclusivas, brindes e uma curadoria de conteúdo completa. Nota-se que o principal objetivo é oferecer ao cliente uma experiência exclusiva e personalizada, algo que brilha aos olhos do consumidor atual. Inclusive, as editoras podem tentar concorrer pela atenção do leitor em detrimento do uso das redes sociais.
Ainda de acordo com a Betalabs, em 2013, havia apenas 300 empresas de clubes de assinatura de diversos segmentos no país. Em 2019, esse número saltou para 800. Já em 2020, atingiu a marca de 3 mil, causando grande impacto no crescimento da plataforma - líder em soluções eficientes e criativas para clubes de assinatura.