Ana Carolina Branco ministrou a primeira oficina do projeto
No último dia 20 de abril, na Biblioteca Centenário da Urca, em Poços de Caldas, aconteceu o Palavras Vivas, evento que proporcionou uma breve imersão no universo da produção audiovisual. Viabilizado pela Lei Paulo Gustavo - e com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas -, o evento ofereceu três oficinas audiovisuais para entusiastas e profissionais da área.
Na primeira parte, os participantes tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades de roteiro em uma oficina dedicada exclusivamente a essa arte narrativa. Sob a orientação de Ana Carolina Branco, os participantes exploraram técnicas e estratégias para desenvolver narrativas envolventes e cativantes.
Logo na sequência, outra oficina ofereceu insights valiosos sobre fotografia, uma arte essencial para a captura de momentos e emoções. Desde os conceitos básicos até técnicas avançadas, os participantes foram guiados por Wender Batista Pereira, ampliando seu repertório técnico e criativo.
A oficina que fechou essa primeira etapa ficou a cargo de Matheus Soares, que apresentou as grandes eras do cinema e mostrou como é rica, complexa e admirável a história da sétima arte. Além disso, a oficina sobre vídeo também tratou sobre temas relacionados à construção imagética de uma história e, especialmente, sobre técnicas para se alcançar o público da melhor maneira possível.
À tarde, a ação se deslocou para o Parque Municipal Antônio Molinari, onde a última oficina do dia se concentrou na produção de um vídeo de um minuto e de desafios fotográficos. Com um dia repleto de aprendizado e inspiração, o projeto Palavras Vivas não apenas capacitou os participantes com habilidades práticas, mas também inspirou uma nova geração de contadores de histórias visuais.