Brand-News Publicidade 1200x90
19/07/2022 às 15h06min - Atualizada em 19/07/2022 às 15h06min

Casos de síndrome respiratória aguda grave crescem em todo o país

FONTE: Alice Dionisio - Comunicação e Marketing Unimed Poços de Caldas - FOTO: Reprodução Google
c 
Segundo a Fiocruz 79,4% dos casos são decorrentes da Covid-19
 
Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) estão crescendo em todo país e um dos principais motivos é o coronavírus. Segundo o Infogripe, divulgado pela Fiocruz, os pacientes de Covid respondem por 79,4% dos casos no Brasil e mais de 95% das mortes.  
A SRAG pode ser causada por vírus como coronavírus ou Influenza e deve ser tratada rapidamente com ajuda médica, pois pode evoluir rapidamente para uma insuficiência respiratória grave. 
 
GRIPE X COVID - “Os sintomas iniciais são bastante parecidos, como por exemplo: congestão nasal, coriza, dor de garganta, fraqueza muscular, dor de cabeça e febre. Pode ser difícil o diagnóstico sem exame laboratorial, mas já existe a possibilidade de testes rápidos que distinguem as duas doenças”, explica o pneumologista cooperado da Unimed Poços, Ênio de Queiroz.  
Os vírus são transmitidos através do contato direto com a saliva ou secreções nasais liberadas de pessoas doentes, quando tossem ou espirram, principalmente no período em que há manifestação dos sintomas. “Mucosas como nariz, boca e olhos são chamados de porta de entrada. Através deles é que acontecem as transmissões”, aponta o especialista.  
Ao contrário do que muita gente acredita, o frio não tem relação com as doenças respiratórias, mas sim os hábitos adquiridos durante o período de baixas temperaturas. “Ficar em ambientes fechados, com menor ventilação e aglomeração é o que aumenta a chance de infecção. Se não tratadas, alguns pacientes podem desenvolver a necessidade de entubação e ventilação mecânica”, alerta o médico.
 
PREVENÇÃO - Para combater e evitar essas doenças, além da vacinação, é importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, manter os ambientes arejados, evitar tocar nos olhos, boca e nariz, não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar aglomerações.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.