Brand-News Publicidade 1200x90
29/06/2022 às 15h39min - Atualizada em 29/06/2022 às 15h39min

Alunos aprovam 17 propostas durante Plenária Municipal do Parlamento Jovem

FONTE E FOTO: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas
c 
A Câmara de Poços realizou, na última semana, a Plenária Municipal do Parlamento Jovem 2022. Durante o encontro, os alunos aprovaram 17 propostas elaboradas sobre o tema Saúde Mental do Jovem. Desse total, 12 foram priorizadas para discussão na próxima etapa do projeto, a Microrregional, que acontecerá na cidade de Muzambinho, no dia 8 de julho.
Além da participação de alunos e professores das escolas que fazem parte do PJ esse ano e dos servidores responsáveis pelo projeto, a Plenária contou com a presença do presidente da Casa, vereador Marcelo Heitor (PSC), do Presidente do Conselho Consultivo da Escola do Legislativo da Câmara de Poços, vereador Douglas Dofu (UNIÃO), do vice-presidente do Conselho, vereador Lucas Arruda (REDE), e da presidente da Comissão de Direitos da Mulher, vereadora Luzia Martins (PDT). Alunos do PJ da cidade de Botelhos também prestigiaram a cerimônia.
           
A coordenadora municipal do projeto, Tais Ferreira, falou sobre a importância das Plenárias Municipais para o PJ Minas. “Elas são uma espécie de finalização de toda a formação, das oficinas que aconteceram neste ano. É quando os estudantes votam as propostas produzidas por eles, que serão entregues aos vereadores para os devidos encaminhamentos, seja através de Requerimentos, Projetos, Indicações ou Moções. Além disso, algumas destas propostas serão encaminhadas para a próxima etapa do projeto, a Plenária Microrregional”, disse.
Tais comentou, ainda, sobre as ações finais do Parlamento Jovem. “Posteriormente, em agosto, acontecerá aqui em Poços a etapa regional, oportunidade em que receberemos representantes de 17 cidades para mais uma votação. Nesta fase, as propostas aprovadas serão enviadas para a última etapa do projeto, que acontece em Belo Horizonte, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no mês de setembro”, pontuou.
           
A aluna Eduarda de Oliveira Dias, do Colégio Polivalente, foi a coordenadora dos trabalhos durante a Plenária Municipal, e o aluno Gustavo Eduardo da Silva Santos, do Colégio Nini Mourão, foi o relator. Foram aprovadas no encontro, entre outras propostas: a implementação de uma nova matéria na grade curricular da faculdade de Pedagogia, que tenha como tema inteligência emocional; implementação de psicólogos e assistentes sociais em escolas públicas e particulares, com o intuito de orientar e receber denúncias; promoção de atividades artísticas, culturais e pedagógicas para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, nas escolas públicas e particulares; instalação e manutenção de uma unidade móvel, a cada 40 mil habitantes, em pontos urbanos estratégicos para promoção de assistência rápida em eventos emergenciais e de crise, encaminhamento e conscientização, além de pré-diagnóstico realizado por estagiários de cursos na área da saúde mental.
 
O presidente da Câmara Municipal, Marcelo Heitor (PSC), parabenizou os envolvidos por mais uma etapa concluída do PJ de Minas 2022. “Ficamos muito felizes em receber várias escolas, com seus alunos e representantes, para a Plenária Municipal. O PJ tem um tema de muita importância, que foi muito discutido neste ano, que é a Saúde Mental do Jovem. Infelizmente, a pandemia trouxe uma sequela muito grande para todos nós, inclusive aos jovens, no campo da saúde mental. Para discutir esse tema, tivemos, neste ano, ótimas reuniões do Parlamento Jovem sobre o assunto, com a participação de profissionais da saúde, psicólogos, entre outros especialistas”, disse.
 
Na Plenária Municipal, os estudantes tiveram, também, que apresentar sugestões de tema para a edição 2023 do PJ. Será encaminhado para análise nas próximas etapas do projeto o tema “Importância da cultura nos indivíduos e na sociedade”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.