27/06/2022 às 15h45min - Atualizada em 27/06/2022 às 15h45min

NOTAS RÁPIDAS - 27/06

QUASE 50 MIL PESSOAS PASSARAM PELO "ARRAIÁ NA PRAÇA"
 
Foram 4 dias de muita festa no "Arraiá na Praça 2022", atraindo grande público de Poços de Caldas e toda a região em sua oitava edição. O evento foi realizado pela primeira vez no Parque Municipal Antônio Molinari com entrada totalmente gratuita e em comemoração aos 150 anos de Poços de Caldas.
Foram diversas atividades desde quinta-feira (23), até este domingo (26). As barraquinhas contaram com comidas típicas juninas. O trabalho das barracas foi desenvolvido por escolas e Centros de Educação Infantil municipais, e no evento também estavam presentes as cervejarias artesanais.
Diversas atrações de Poços, entre shows e apresentações teatrais foram desenvolvidas, com enfoque na valorização da classe artística local. No Palco Principal, destaque para as duplas Gian e Giovani, Alyson e Adyson e Giovani e Denilson, além de Renato Teixeira.
O secretário de Defesa Social, Rafael Conde, ressalta que quase 50 mil pessoas passaram pelo parque nos quatro dias de arraiá.
 
FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
  
 

VAPOR BENJAMIM GUIMARÃES: OU RESTAURA URGENTE OU MINAS GERAIS VAI PERDER ESSE PATRIMÔNIO CULTURAL
 
A Comissão de Turismo da Câmara Federal irá realizar na próxima quarta-feira (29/06), audiência pública para debater a urgente necessidade de restauração do Vapor Benjamim Guimarães - o único movido a lenha no mundo, que está parado em Pirapora, Norte de Minas, e em processo acelerado de danificação. A reunião, prevista para às 15h, atende ao requerimento nº 10/22, de autoria do deputado Paulo Guedes (PT/MG).
Segundo o parlamentar, o objetivo é discutir a retomada das obras de restauração desse patrimônio de Minas Gerais e símbolo da história e da cultura ribeirinha. Dentre os convidados para o debate estão representantes do Ministério do Turismo; da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais; do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).
Há cerca de dois anos, o vapor Benjamim Guimarães foi retirado das águas do Rio São Francisco para restauração. Mas, alguns meses após o início, a obra foi abandonada e até hoje está totalmente paralisada, com o casco do barco aberto nas duas laterais, o que compromete ainda mais a conservação do vapor.
“Com a aproximação do período de chuvas, a ameaça é ainda maior. Somado ao aumento natural do nível do Rio São Francisco, há ainda a possibilidade de abertura das comportas das represas de Três Marias e de Sobradinho. Com a cheia, fatalmente o vapor será atingido e poderá ser destruído definitivamente, já que as águas podem chegar até o segundo andar do barco”, alertou Paulo Guedes.
 
FONTE: Assessoria de Comunicação do deputado Paulo Guedes
 
 
 
GOVERNO DE MINAS APROVA INCENTIVO FISCAL PARA SETOR DE ÁGUA MINERAL
 
A Comissão de Política Tributária da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) aprovou, em reunião realizada no dia 24 de junho, Tratamento Tributário Setorial (TTS) para o segmento de água mineral. O incentivo fiscal reduz a carga tributária do produto originário de fonte mineira e envase no Estado, mediante a celebração de protocolo de intenções e solicitação de regime especial de tributação (RET), com compromisso de manutenção da arrecadação.
Com esse incentivo fiscal, o Estado tem a expectativa de que as indústrias mineiras possam ser competitivas em relação à água mineral proveniente de outras unidades da federação e, com isso, possam fazer investimentos e gerar mais empregos em Minas Gerais.
Para aderir ao TTS, os contribuintes do setor devem solicitar à SEF o Protocolo de Intenções Simplificado e Regime Especial de Tributação, nos termos da legislação vigente.
 
FONTE: Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG)
 
 
 
POÇOS PODERÁ FINANCIAR ATÉ R$ 26,3 MI
 
Poços de Caldas poderá financiar até R$ 26.371.286,87 em recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para investir em obras de qualificação viária e elaboração de estudos e projetos, por meio do Programa Avançar Cidades - Mobilidade Urbana. A portaria que autoriza a contratação do financiamento foi publicada na edição desta quinta-feira (23) do Diário Oficial da União (DOU). Os recursos podem ser usados em obras de pavimentação, recapeamento e implantação de calçadas acessíveis, ciclovias e paraciclos, arborização, drenagem e sinalização viária em avenidas.
 
FONTE: Sindijori-MG / Jornal Mantiqueira - Poços de Caldas
 
 
 
DIA NACIONAL DO DIABETES TRAZ ALERTA SOBRE COMPLICAÇÕES DA DOENÇA
 
No domingo, 26 de junho, foi comemorado o Dia Nacional do Diabetes, uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de produção de insulina pelo pâncreas, o que ocasiona valores elevados de açúcar no sangue. Segundo o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF) a estimativa da incidência da doença em 2030 é de 21,5 milhões de pessoas, fazendo com que essa enfermidade se torne uma questão de saúde pública.
Existem diferentes tipos de diabetes, como a tipo 1 (que concentra entre 5% e 10% do total de pessoas), a diabetes tipo 2, a diabetes gestacional, sendo que a obesidade também é um fator de risco importante para ao aparecimento da doença.
Segundo a endocrinologista e Coordenadora Médica da Clínica Médica do Hospital Icaraí, Dra. Jaqueline Pais, é importante o correto diagnóstico para o tratamento adequado, evitando assim as complicações crônicas. “Geralmente o DM1 aparece em crianças e adolescentes, e o DM2 costuma aparecer após a idade de 40 anos e está mais associado à obesidade e ao envelhecimento. Porém, com a alta taxa de obesidade infantil, a diabetes tipo 2 pode ocorrer mais precocemente, explica a endocrinologista.
 
FONTE: Goldony Conecta - Kelly Goldoni


 
 
MUSICAL “CLUBE DA ESQUINA - OS SONHOS NÃO ENVELHECEM” TERÁ TIME CRIATIVO E ELENCO APRESENTADOS POR DENNIS CARVALHO
 
O musical “Clube da Esquina - Os sonhos não envelhecem”, dirigido por Dennis Carvalho, que acontecerá nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, teve seu elenco e time criativo divulgados nesta segunda, 27 de junho, em uma coletiva de imprensa transmitida ao vivo por um novo produto da Sympla, para transmissão de lives da empresa, que é o maior ecossistema de experiências do Brasil.
O espetáculo celebra o álbum “Clube da Esquina”, que completa 50 anos em 2022 e foi recentemente apontado como o melhor disco brasileiro pela Discoteca Básica. O musical trata sobre amizade e poesia e conta uma história verídica.
A escolha do elenco aconteceu em etapas online e presencial, com mais de 1.000 pessoas de todo o Brasil participando das audições, das quais 15 atores e atrizes foram selecionadas para o musical.
São 24 canções, uma banda com cinco músicos e uma equipe criativa que faz parte da história do teatro, da TV e do audiovisual brasileiros.

FONTE: JeffreyGroup
Link
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp