Brand-News Publicidade 1200x90
13/06/2022 às 15h30min - Atualizada em 13/06/2022 às 15h30min

Dia de Santo Antônio: história da igreja da Rua São Paulo tem momentos pitorescos

FONTE: Roberto Tereziano - FOTO: Victor Imesi
c
A igreja de Santo Antônio, da Rua São Paulo, tem em sua história momentos muito pitorescos.
Ela nasceu de um desentendimento dos primeiros católicos do lugarejo. Antes havia uma capelinha nas imediações do atual coreto. Uma daquelas igrejinhas construídas no local onde uma pessoa havia falecido. Era lá que as pessoas faziam suas orações ou deixavam suas imagens quebradas. Costume antigo dos católicos. Havia duas opiniões. Parte dos fiéis queria uma igreja maior, no mesmo local da capelinha, outra queria em um novo lugar. O grupo não chegou a um consenso e se dividiu.
 
Assim começou a construção, no lugar da capelinha, e outro na antiga Rua do Itororó, hoje Rua São Paulo. Aconteceu que a construção da igreja da Rua São Paulo, comandada por Ferreira o Surdo e sua esposa, D. Olímpia, e o sacristão, foi mais rápida, e o primeiro grupo desistiu. Só a igreja da Rua São Paulo foi concluída, dedicada ao São Bom Jesus da Cana Verde.
 
Como mesmo antes da finalização da capela ela já era usada para atos religiosos e tudo à luz de vela ou lampiões à base de querosene, a imagem de São Bom Jesus estava bastante suja pela fuligem. Os fieis decidiram por lavar a imagem, que se derreteu.
Assim, quando da inauguração oficial já marcada, não havia a imagem do santo. Foi então que pessoas da comunidade portuguesa, residentes em Poços, doaram uma imagem de Santo Antônio e a inauguração aconteceu em 1883. Bem mais tarde, a pequena imagem foi substituída, dando lugar a uma imagem vinda diretamente de Portugal.
 
A atual capela ficou pequena para a comunidade, que cresceu, exigindo uma nova igreja. Assim, se decidiu pela construção da nova igreja matriz, no mesmo local onde no passado fôra o cemitério da cidade. O referido prédio também foi demolido, dando lugar à nossa bela igreja, depois elevada à categoria de Basílica.
 
Mas a igreja de Santo Antônio continua muito amada pelos fiéis. Hoje o prédio é tombado como Patrimônio Histórico de Poços de Caldas e está em festa pelo Dia de Santo Antônio, que se comemora hoje, dia 13 de junho.
 
Por Roberto Tereziano - Jornalista
Facebook: Poços De Caldas R Tereziano

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.