09/06/2022 às 15h45min - Atualizada em 09/06/2022 às 15h45min

Airbnb lança rotas especiais para apoiar o turismo responsável e sustentável no Brasil

FONTE E FOTOS: Imprensa Airbnb - matheus.mendes@idealhks.com
Mapa - Circuito das Águas
C 
O Circuito das Águas, em Minas Gerais, está entre as #RotasAirbnb; iniciativa conta com apoio da SOS Mata Atlântica, da Grape ESG e do Programa Laço Amarelo, desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária
 
O Airbnb, maior plataforma global de compartilhamento de lares e experiências de viagem, lança um programa especial para apoiar o turismo responsável no Brasil. A iniciativa #RotasAirbnb reúne destinos nacionais para experiências de viagens autênticas e sustentáveis, e que valorizam a cultura e a economia locais.
 
“A plataforma proporciona a oportunidade de estimular um perfil de turismo mais autêntico, feito com responsabilidade e segurança, que valoriza a cultura local e movimenta a economia da cidade. Esses aspectos ganham ainda mais relevância no contexto de recuperação econômica pós-vacina”, diz Daniela Teixeira, gerente sênior de relações institucionais e governamentais do Airbnb no Brasil.
 
Com o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, da Grape ESG e do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, as #RotasAirbnb são ótimas opções para quem busca um refúgio mais perto da natureza, em destinos ainda pouco conhecidos pelos brasileiros.
 
Em Minas Gerais, a rota escolhida foi o Circuito das Águas, em São Lourenço. Nesta rota, as águas são as estrelas da viagem. As fontes de águas minerais com propriedades terapêuticas atraem visitantes há mais de um século. Também há múltiplos rios que deságuam em cachoeiras entre os morros da Serra da Mantiqueira, que proporcionam trilhas e mirantes. As igrejas históricas e a gastronomia dão o toque mineiro à experiência.
 
Outras rotas que fazem parte da iniciativa são: Costa do Cacau (Ilhéus - BA), Alter do Chão (Santarém - PA), São Miguel do Gostoso (Touros - RN), Rota da Pedra Azul (Domingos Martins - ES), Serra dos Órgãos (Teresópolis/Petrópolis - RJ), o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira - PETAR (Iporanga/Apiaí - SP) e a Rota dos Cânions (Cambará do Sul - RS).
 
Os últimos dois anos provocaram grandes mudanças nas vidas das pessoas e a maneira como elas viajam também mudou. As pessoas se tornaram mais flexíveis no momento de escolher o local e o período da viagem e descobriram novos destinos, principalmente dentro do Brasil. Em 2022, de acordo com dados internos, as viagens domésticas continuam fortes e representam mais da metade das noites reservadas no primeiro trimestre de 2022 para estadias de junho a agosto, superando os níveis do mesmo período de 2019. A escolha dos destinos pelos brasileiros, muitas vezes é para locais a até 500 km dos centros urbanos, para ir de carro com a família.
 
"Muito orgulhosos de contar com o apoio do Airbnb como uma empresa parceira do Laço Amarelo para disseminar conteúdos de segurança no trânsito. Nossa parceria chega na sociedade para alcançar muitos brasileiros que estão retomando a rotina de viagens, depois do isolamento causado pela pandemia do COVID-19", argumenta José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
 
A descentralização dos destinos é estratégica para o desenvolvimento do turismo no Brasil e permite aos viajantes uma maior conexão com as comunidades locais, além de criar grande impacto na geração de renda nas cidades. O Airbnb apoia viagens conscientes e responsáveis, que respeitam as regras e protocolos de cada destino para que o viajante desfrute da natureza sem prejudicar o planeta.
"Estamos certos de que o incentivo para que mais brasileiros conheçam a riqueza natural do Brasil trará oportunidades sociais e econômicas, além de ser um importante incentivo para a proteção e recuperação de nossas florestas. A parceria da SOS Mata Atlântica na iniciativa #RotasAirbnb reforça que é possível ser sustentável e respeitar nossa natureza em todos os setores econômicos, inclusive no turismo”, afirma Afra Balazina, diretora de comunicação e mobilização da SOS Mata Atlântica.
 
Os destinos escolhidos para as #RotasAirbnb são uma mistura de belas e típicas paisagens brasileiras, de praias a montanhas. Ao incentivar o turismo autêntico e sustentável, o Airbnb e seus parceiros esperam propiciar que mais pessoas conheçam as belezas naturais nacionais e desfrutem do que o Brasil tem de melhor a oferecer.
 
"O desenvolvimento sustentável é uma oportunidade única para o Brasil. Nossa missão na Grape ESG é construir e inspirar com iniciativas que se preocupem com as comunidades locais e com o meio ambiente. As #RotasAirbnb contribuem com este papel ao mesmo tempo em que apresentam um Brasil ainda pouco conhecido pelos brasileiros. Acreditamos que nossa parceria vai desenvolver o turismo sustentável além de acelerar o desenvolvimento de ecossistemas locais e criar impacto positivo no curto, médio e longo prazo para a economia destes destinos", avalia Ricardo Assumpção, CEO da Grape ESG.
 
Para encontrar mais informações sobre as #RotasAirbnb, como detalhes de cada um dos destinos, histórias sobre as comunidades locais, pontos turísticos e experiências, acesse Rotas Airbnb.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp