Brand-News Publicidade 1200x90
02/06/2022 às 15h35min - Atualizada em 02/06/2022 às 15h35min

Instituto Moreira Salles lança site Testemunha Ocular, dedicado ao fotojornalismo brasileiro

FONTE: Mariana Tessitore - [email protected] - FOTO: Evandro Teixeira / Acervo Instituto Moreira Salles
João Butão e seus cabritos. Canudos, BA, 1994
C 
O site, que acaba de entrar no ar, reúne imagens produzidas por fotojornalistas de diferentes gerações e regiões do país. Inclui também textos críticos, depoimentos em vídeo e fotos históricas
 
Com o objetivo de difundir o passado e o presente do fotojornalismo brasileiro, o Instituto Moreira Salles acaba de lançar o site Testemunha Ocular, disponível neste link. O site apresenta a produção e carreira de fotógrafos de diferentes gerações e regiões do país. Também inclui dossiês, ensaios críticos, depoimentos em vídeo, além de outros materiais que ressaltam a importância da atividade na documentação da realidade brasileira e na construção da memória nacional.
 
A concepção do projeto é do jornalista Flávio Pinheiro, que atuou como superintendente-executivo do IMS entre 2008 e 2020. O jornalista Mauro Ventura assina a edição do site, e o fotógrafo Leo Aversa, por sua vez, foi responsável pela edição de imagens durante a criação do projeto.
 
Dividido em seis seções, o site tem como ponto de partida a forte presença do fotojornalismo no acervo do IMS, que reúne desde coleções autorais até o acervo fotográfico dos jornais dos Diários Associados do Rio de Janeiro, adquirido em 2016. Destaca esse rico material, mas também aborda a obra de outros profissionais, além de diferentes assuntos relacionados à área. É destinado tanto a pesquisadores quanto ao público em geral, que pode navegar pelas histórias, imagens e reflexões ali reunidas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.