Brand-News Publicidade 1200x90
30/05/2022 às 16h15min - Atualizada em 30/05/2022 às 16h15min

Duo Rodrigo Mendonça e Flávio Danza vence o 21º Prêmio BDMG Instrumental

FONTES E FOTOS: Carvalho Agência Cultural / A Dupla Informação - Fábio Gomides
C 
Músicos poços-caldenses foram destaque em umas das principais premiações de fomento à cena musical instrumental mineira e brasileira realizada em Belo Horizonte
 
Flávio Augusto Danza Vilela, no Violão 7 Cordas, e Rodrigo Mendonça, na Flauta Transversal, receberam neste domingo, 29 de maio, em Belo Horizonte (MG), a premiação máxima do 21º concurso de música instrumental promovido pelo BDMG. A finalíssima do Prêmio BDMG Instrumental aconteceu no Teatro Sesiminas, com a presença do público, após dois anos de interrupção por causa da pandemia.
Duo Rodrigo Mendonça e Flávio Danza foi premiado ao lado de Ulisses Luciano (Trompete) e Nara Pinheiro (Flauta Transversal).
 
“O Prêmio BDMG Instrumental é um sonho para qualquer músico instrumentista. Poder participar desta iniciativa, que já lançou tantos nomes importantes da nossa música, é um grande privilégio e uma motivação muito grande para estarmos aqui apresentando nosso trabalho, além de ser uma oportunidade para criarmos obras inéditas”, disse Flávio Danza.
 
Cada um destes vencedores receberá uma premiação no valor de R$ 12 mil cada, além de um show, que será realizado posteriormente no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil, o CCBB-BH, e uma apresentação no programa Instrumental Sesc Brasil, promovido em parceria com o Sesc São Paulo.
 
Wellington Gama (Bandolim) e Samy Erick (Violão e Guitarra) conquistaram o 5º e 6º lugar respectivamente, e cada um receberá uma premiação no valor de R$ 6 mil. A musicista Nara Pinheiro, natural de Juiz de Fora, foi a única mulher entre os premiados. “Sair como uma das vitoriosas é um grande incentivo para continuar seguindo com meu propósito na música”, disse.
 
Nesta última etapa, os finalistas foram avaliados por uma comissão julgadora formada por Badi Assad, violonista, compositora e arranjadora; Daniel Barbosa, jornalista do Estado de Minas; Deborah Levy, pianista, compositora e arranjadora; Fabiano Fonseca, jornalista do O Tempo; Paulo Henrique Silva, jornalista do Hoje em Dia; Gê Côrtes, baixista, compositora e arranjadora; Joatan Nascimento, trompetista, compositor e arranjador; Laura Lopes, programadora de música do SESC Vila Mariana; e Renata Celano, programadora de música do SESC Consolação. “Foi um trabalho dificílimo eleger os quatro premiados desta edição. Tivemos um nível altíssimo em todas as categorias. Foram instrumentistas fenomenais, compositores e arranjadores geniais, e foi uma tarefa realmente muito difícil para a gente do júri”, reconhece a coordenadora do Júri, a musicista Badi Assad.
 
A última noite da premiação teve um pocket show do Jamba Trio, vencedor do Prêmio Marco Antônio Araújo desse ano, com o álbum homônimo. E ainda a entrega do Prêmio Flávio Henrique para o cantor e compositor Pablo Bertola.
 
O 21º Prêmio BDMG Instrumental e o Prêmio Marco Antônio Araújo são realizados pelo BDMG Cultural, com apoio do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do BDMG - Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.
 
AFINIDADE MUSICAL - A formação do Duo Rodrigo Mendonça e Flávio Danza nasceu em meados de 2021, fruto da afinidade musical e da necessidade dos dois artistas de externalizar sua arte através de uma paixão em comum: a música instrumental brasileira. A partir de uma imersão criativa realizada em meio à pandemia, começaram a surgir as primeiras composições inéditas do duo, traduzidas em arranjos para violão de 7 cordas e flauta transversal. Ainda em 2021 o projeto musical se consolidou com o lançamento do show “Dois Rios”, gravado ao vivo no Teatro Benigno Gaiga, na Urca, em Poços de Caldas, e lançado em áudio e vídeo nas plataformas digitais.
 
Atualmente o Duo segue com a circulação do show do seu primeiro trabalho, e estão previstas a realização de quatro apresentações gratuitas em diferentes pontos de Poços de Caldas, entre os meses de maio a agosto. A proposta faz parte da circulação “Dois Rios”, com produção da Carvalho Agência Cultural, contemplada no edital de fomento da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas, que viabiliza a realização de ações culturais em espaços descentralizados da cidade como forma de democratizar o acesso à arte e à cultura para toda população local e turistas.
 
O Duo também está em fase de pré-produção do seu segundo álbum, com previsão de lançamento para o final de 2022.
 
Para saber mais, siga as redes sociais @sax_rodrigo e @flaviodanza.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.