Brand-News Publicidade 1200x90
27/05/2022 às 15h41min - Atualizada em 27/05/2022 às 15h41min

Encontro de Saberes Sul-mineiros promove Mesa Redonda sobre devoção a São Benedito neste sábado

FONTE E FOTO: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
,
No sábado (28), às 18h, na Capela de São Benedito, será realizada a primeira Mesa Redonda do projeto “Encontro de Saberes Sul-mineiros: território, curas e devoção”, com o tema "Memórias, cultura familiar, infância e devoção a São Benedito", tendo como palestrantes Benilto, Mestre Bucha, Capitão Ditinho, Lilia Clementino e Dona Alice Padilha. 
 
O “Encontro de Saberes Sul-mineiros: território, curas e devoção” é uma proposta aprovada pelo Edital Secult nº 2/2022, que visa promover um encontro de culturas e saberes tradicionais do Sul de Minas Gerais, a partir da presença dos mestres e mestras das culturas populares locais. 
O encontro será um espaço de compartilhamento de conhecimento e intercâmbio entre os protagonistas locais, de maneira que estes agentes culturais possam expor seus conhecimentos e intercambiar experiências com o público participante.
 
Serão seis ações presenciais distribuídas ao longo dos meses, com debates, oficinas e conferências, tendo por objetivo principal movimentar e fortalecer o setor das culturas tradicionais locais e produzir um evento em formato diferenciado, numa estrutura que parte das narrativas tradicionais para construção de espaços de formação públicos. 
O evento acontece de maio e setembro de 2022, com a participação de representantes de inúmeras manifestações das culturas tradicionais do território como as congadas, a capoeira, as folias de reis e as religiões de matriz africana, entre eles Jeremias Brasileiro e Maria José de Souza (Tita)
 
Após conferência, têm início as mesas redondas e oficinas com duração até setembro. O encontro é uma produção da equipe do Projeto Curas (www.projetocuras.com.br) e pelo Labsul (Laboratório Sul-Mineiro de pesquisa e descolonização), tendo sua gestão realizada pelos organizadores Lucas Santos, Gabriela Acerbi Pereira e Debora Romano
 
PROJETO CURAS E LABSUL - O Projeto Curas é um processo de pesquisa, documentação e cocriação realizado no Sul de Minas Gerais desde 2019, incluindo cidades como Poços de Caldas, Machado e seus entornos. O projeto se estrutura a partir de produções artísticas e documentais compartilhadas, que são realizadas a partir das experiências, perspectivas e modos de vida dos participantes envolvidos no projeto. 
Já o LABSUL é um espaço de experimentação que articula saberes das culturas tradicionais no Sul de Minas Gerais, considerando suas metodologias ancestrais, originárias e diaspóricas - e propostas decoloniais e antirracistas na pesquisa, na formação educacional e produção de projetos culturais. Nos últimos anos, o Projeto Curas vem ganhando destaque na região, além de premiações no audiovisual e fomento internacional, como o realizado pela Plataforma Ehcho.org
 
A programação completa pode ser encontrada nas redes sociais.
 
 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.