Brand-News Publicidade 1200x90
25/05/2022 às 16h23min - Atualizada em 25/05/2022 às 16h23min

Instituto Moreira Salles lança site Testemunha Ocular, dedicado ao fotojornalismo brasileiro

FONTE: Mariana Tessitore - [email protected] - FOTO: Orlando Brito
O Congresso fechado pelo AI-5, 1968
,
O site, que entra no ar no dia 2 de junho, reúne imagens produzidas por fotojornalistas de diferentes gerações e regiões do país. Inclui também textos críticos, depoimentos em vídeo e fotos históricas
 
Com o objetivo de difundir o passado e o presente do fotojornalismo brasileiro, o Instituto Moreira Salles lança o site Testemunha Ocular. Disponível a partir de 2 de junho, o portal apresenta a produção e carreira de fotógrafos de diferentes gerações e regiões do país. Também inclui dossiês, ensaios críticos, depoimentos em vídeo, além de outros materiais que ressaltam a importância da atividade na documentação da realidade brasileira e na construção da memória nacional.
 
A concepção do projeto é do jornalista Flávio Pinheiro, que atuou como superintendente-executivo do IMS entre 2008 e 2020. O jornalista Mauro Ventura assina a edição, e o fotógrafo Leo Aversa, por sua vez, foi responsável pela edição de imagens durante a criação do projeto.
 
O portal tem como ponto de partida a forte presença do fotojornalismo no acervo do IMS, que reúne desde coleções autorais até o conjunto de imagens dos Diários Associados, adquirido em 2016. O portal destaca esse rico material, mas também aborda a obra de outros profissionais, além de diferentes assuntos relacionados à área. É destinado tanto a pesquisadores quanto ao público em geral, que pode navegar pelas histórias, imagens e reflexões ali reunidas.
 
Testemunha Ocular está dividido em seis seções. A primeira apresenta a produção e trajetória de fotojornalistas cujos acervos estão sob a guarda do IMS. Já a seção seguinte traz o trabalho de 44 fotojornalistas de diversas regiões do Brasil, com idades, trajetórias e perspectivas distintas, que não integram o acervo do IMS. Todos os contemplados têm uma página no site, com a biografia e uma seleção de 20 imagens.
Outro destaque é a seção dedicada a fotos históricas provenientes do acervo dos Diários Associados e de outras coleções do IMS. Cada postagem desse núcleo trará um conjunto de imagens junto com um texto de contextualização. O site publica ainda comentários críticos sobre determinadas fotos produzidos por acadêmicos e escritores.
Há também conteúdo em vídeo. Na seção Relance, profissionais contam a história de uma imagem que marcou sua carreira. O site contará ainda com notícias sobre o fotojornalismo atual, destacando premiações e registros marcantes.
 
Flávio Pinheiro comenta o projeto: “Testemunha Ocular cumpre o papel de ser uma memória do fotojornalismo brasileiro vindo do passado até o presente. Os 50 profissionais que mostram seus trabalhos no site foram e são perspicazes observadores da cena brasileira com toda sua diversidade social e regional, de raça e de gênero. Revelam que, apesar do avanço das imagens em movimento, as imagens fotográficas ainda produzem forte impacto e são necessárias para o entendimento da realidade."

 
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.