Brand-News Publicidade 1200x90
24/05/2022 às 15h10min - Atualizada em 24/05/2022 às 15h10min

Prefeito sanciona lei que cria o Dia Municipal dos Ternos de Congos em Poços de Caldas

FONTE E FOTOS: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
Solenidade de assinatura da lei aconteceu no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas
O prefeito Sérgio Azevedo sancionou no último domingo (22) a Lei Nº 9.589, que institui o Dia Municipal dos Ternos de Congos. A assinatura foi realizada durante o encontro de Ternos de Congos e Caiapós, no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, dentro da programação artística dos festejos de São Benedito e da 20ª Semana Nacional dos Museus. 
 
A Lei Nº 9.589 foi publicada no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (23). O Dia Municipal dos Ternos de Congos será comemorado anualmente no dia 5 de outubro, Dia de São Benedito no Brasil. A data passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos Turísticos, Culturais e Desportivos do município. De autoria do vereador Douglas Eduardo de Souza, a lei foi aprovada por unanimidade no último dia 3 de maio, Dia de Santa Cruz, primeira grande manifestação cultural relacionada à Festa de São Benedito.
 
“Quero parabenizar o vereador Douglas pela excelente iniciativa, estendendo os agradecimentos a todos os vereadores, que aprovaram o projeto por unanimidade. Somos privilegiados por vivenciar os 150 anos de Poços e, hoje, damos um passo importante para que, daqui 150 anos, a cidade mantenha essa tradição, eternizando essa manifestação cultural tão significativa”, destacou o prefeito Sérgio Azevedo. 
 
O vereador Douglas Souza também participou da solenidade de assinatura da lei, que contou com apresentação dos Ternos de Congos e Caiapós e café da manhã especial. A mestra de Cultura Popular pelo Ministério da Cultura e capitã do Terno de Congo de Santa Bárbara e São Gerônimo, Dona Orlanda da Conceição (foto), de 94 anos, também esteve presente ao encontro. 
 
“É com muita alegria que nós conseguimos mais essa bênção, que é a criação do Dia dos Ternos de Congos. Muito obrigada a todos os nossos congadeiros, ao vereador Douglas e todos os vereadores, ao prefeito Sérgio e ao secretário Gustavo”, ressaltou a presidente da Associação dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, Lilia Clementino
 
EXPOSIÇÃO - Desde o último dia 14, está em cartaz no Museu a exposição “Viva São Benedito”, que conta a história dos festejos em louvor ao Santo na cidade de Poços de Caldas e região, através de fotos, coleções, imagens e itens religiosos de valor inestimável para os devotos de São Benedito. A mostra segue aberta ao público até 3 de julho, das 10h às 16h, de terça a sexta-feira; aos sábados, das 14h às 17h; e aos domingos das 10h às 13h (feriados, consultar horários).


 
 

 

 
 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.