Brand-News Publicidade 1200x90
18/05/2022 às 14h56min - Atualizada em 18/05/2022 às 14h56min

Na hora de buscar emprego, currículo pelo celular é a saída mais utilizada pelos brasileiros

FONTE E FOTO: Ideal H+K Strategies
c 
Formato facilita a criação e revisão constante das informações do candidato
 
O uso do computador para redigir um bom currículo vem perdendo espaço na vida do brasileiro. De acordo com levantamento recente do Google, a pesquisa com a frase “Como fazer currículo pelo celular” cresceu em 270% nos últimos cinco anos no Brasil. O crescimento se justifica pelo uso cada vez maior de smatphones e pelo aumento do acesso à internet, que possibilita alta em buscas online por vagas de emprego.
 
O especialista em reorientação profissional Rongno Rodrigues, coordenador de Psicologia da Faculdade Pitágoras, informa que existem alguns modelos disponíveis na internet para apenas preencher os dados, que devem ser claros para os recrutadores. Existem aplicativos que facilitam bastante a criação de currículo em celulares, o que acaba sendo mais prático e a edição permite diversas possibilidades de alteração. Ao final é possível salvar o documento em PDF ou compartilhá-lo como link”, esclarece.
 
As ferramentas digitais permitem a atualização das experiências profissionais e, em seguida, basta exportar o arquivo e utilizar o documento quando necessário. “O modelo virtual amplia o alcance e facilita o envio. Tanto pelo celular como pelo computador, o ideal é fazer um currículo simples e ter o cuidado com elementos gráficos que podem tirar o foco das qualificações e experiências para os profissionais de recursos humanos”, orienta.
 
O professor explica que ter um perfil em rede profissional e sites de vagas é uma forma de ser encontrado pelos recrutadores, além de manter os contatos atualizados na rede. “Os recrutadores querem agilidade e são treinados para encontrar palavras-chaves que vão de encontro aos requisitos buscados pela empresa. Dessa forma, informações como o objetivo profissional e o tipo de vaga que o candidato está em busca devem estar claros. Para quem está há muito tempo fora do mercado, é importante uma breve justificativa dos motivos que o levaram a se afastar das atividades formais”, aconselha.
 
Para aqueles que não possuem experiência, o professor orienta que o candidato deve destacar e mostrar que é a escolha certa. Para isso, a orientação é fazer o exercício de pensar nas atividades que já desenvolveu em ambientes fora da escola, tarefas complementares, cursos online ou presenciais, e trabalhos voluntários são boas dicas para informar ao time de seleção da empresa.
 
Informações valorizadas no currículo
 
De acordo com levantamento realizado pela empresa de recrutamento online Catho, 30% dos recrutadores demoram em média de 6 a 10 segundos para descartar um currículo de uma entrevista. Sendo assim, o psicólogo explica que é primordial ter as informações nobres do documento em destaque e bem colocadas, pois dessa forma o candidato terá mais chances de ser selecionado para uma entrevista. Além disso, o coordenador destaca que não existe a necessidade de colocar foto e número de documentos no currículo. “Além dos dados pessoais como nome e contato telefônico e de e-mail, os objetivos, histórico profissional, formação acadêmica, idiomas, cursos, seminários e eventos são elementos imprescindíveis e não devem faltar”, finaliza.
 
Confira, de acordo com Rongno, as informações que são mais valorizadas no momento da análise do recrutador:
. Experiência profissional que mais tem a ver com a vaga pretendida
. Formação e/ou cursos complementares
. Cargo e/ou área pretendida
. Objetivo profissional
. Conhecimento em outros idiomas

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.