12/05/2022 às 16h10min - Atualizada em 12/05/2022 às 16h10min

Documentário vai mostrar o retorno da programação cultural da Festa de São Benedito

FONTE: Juliano Silva Comunicação & Eventos - FOTO: Dani Alvisi
Representação da retirada dos Caiapós da Mata, 2019 - Foto: Dani Alvisi
c
Projeto audiovisual foi aprovado pelo Edital Culturas Populares do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais
 
Com o apoio do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais, o documentário ‘Festa de São Benedito - Um século de resistência’ vai reunir relatos sobre o centenário evento realizado em Poços de Caldas (MG) desde 1904, além de mostrar o retorno das manifestações culturais após dois anos suspensas devido à pandemia de Covid-19.
 
“A proposta foi aprovada em 2020 pelo Edital Culturas Populares da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas e aguardava a volta das festividades para a sua plena execução”, comenta o proponente Juliano Silva, que é jornalista e diretor do documentário. “Felizmente, temos neste ano a volta da programação cultural, sendo ainda que 2022 é considerado pelo Estado como o Ano da Mineiridade, tornando a produção ainda mais especial e necessária.”
 
Ainda segundo Silva, o projeto foi apresentado à representantes da Secretaria Municipal de Cultura, da Câmara de Culturas Tradicionais do Conselho Municipal de Políticas Culturais e da Associação dos Ternos de Congos e Caiapós.
 
Para a presidente da entidade, Lilia Clementino, a notícia de um novo documentário sobre a festa foi recebida com muita alegria, devido à importância de promover diferentes registros para “mostrar a tradição das congadas e dos caiapós e a devoção a São Benedito.”
 
A produção do documentário conta também com a produtora cultural Chiara Carvalho, o jornalista Juliano Borges e o produtor audiovisual Fernando Assis.
 
PRODUÇÃO - Contemplado pelo Edital Culturas Populares - Premiação Pessoa Física em novembro de 2020, o projeto audiovisual teve início em 2021 com a revisão da pesquisa, da justificativa e do argumento, a definição de novas linhas de abordagem e a formatação final do roteiro.
Já nos últimos dias a equipe tem acompanhado a programação cultural e religiosa, como o Dia de Santa Cruz e a Retirada dos Caiapós da Mata, com a gravação de mais de 100 minutos de material bruto. Novas gravações e entrevistas serão realizadas nas próximas semanas.
 
O documentário ‘Festa de São Benedito - Um século de resistência’ será lançado em 5 de outubro, Dia de São Benedito.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp