Brand-News Publicidade 1200x90
11/05/2022 às 15h27min - Atualizada em 11/05/2022 às 15h27min

Retirada dos Caiapós da Mata marca o Dia do Caiapó, em homenagem a Seu Pedro Caiapó

FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas - FOTOS: Dani Alvisi
Retirada dos Caiapós, 2019 - Foto: Dani Alvisi
C
A Retirada dos Caiapós da Mata integra a programação cultural da Festa de São Benedito, junto ao Dia de Santa Cruz (3 de maio) e às celebrações de 13 de maio, que incluem a Missa Conga e a procissão
 
Pela primeira vez, Poços de Caldas vai celebrar o “Dia do Caiapó”. A data foi instituída por meio da Lei 9.490, de 6 de outubro de 2021, como forma de valorização da cultura popular e da memória de um de seus maiores expoentes, Seu Pedro Caiapó. Além da tradicional Retirada dos Caiapós da Mata, realizada às 16h desta quarta-feira, na Fonte dos Amores, uma programação especial foi preparada para celebrar o Dia do Caiapó
“Neste ano, a partir da aprovação da Lei, o Dia do Caiapó ganha ênfase na programação cultural dos festejos de São Benedito. Além da emoção do reencontro entre Ternos de Congos, Caiapós e o público, na tradicionalíssima Retirada dos Caiapós na Fonte dos Amores, os amantes da cultura popular de Poços de Caldas têm um motivo a mais para comemorar”, celebra o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra. O projeto de lei é de autoria do vereador Diney Lenon de Paulo
 
A programação começou às 13h, com um almoço especial para os integrantes dos Ternos de Congos e Caiapós, no Restaurante Popular. Às 16h, eles seguiram para a Retirada dos Caiapós da Mata, na Fonte dos Amores, com cortejo pelas ruas centrais até a Capela de São Benedito, onde será celebrada uma missa especial em homenagem ao Dia do Caiapó, às 19h. 
 
ENCONTRO - Cerimônia realizada tradicionalmente no antepenúltimo dia da Festa de São Benedito - 11 de maio -, a Retirada dos Caiapós da Mata tem como cenário a Fonte dos Amores, aos pés da Serra de São Domingos, e resgata o encontro entre negros e índios. Teatralmente, a retirada representa o encontro de um grupo de caiapós com os ternos de Congo.
De acordo com o Dossiê de Registro do Bem Imaterial Festa de São Benedito de Poços de Caldas, elaborado pela Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, “os Congos com seus tambores e demais instrumentos vão buscar os Caiapós que estão previamente escondidos na mata e levam-nos até a imagem de São Benedito”.
“A Retirada dos Caiapós do Mato significa compartilhamento, um agradecimento dos negros aos índios que sempre deram acolhida aos escravos, foragidos das senzalas, machucados e com fome. O índio sempre foi um protetor dos negros fugidos, dava acolhida, curava e alimentava. Existe uma troca muito linda da coroa e do cocar, que é o símbolo maior do poder dos Caiapós. Essa troca significa igualdade”, explica Ailton Santana, o Mestre Bucha, em depoimento ao documentário “13 de Maio - A Festa de São Benedito, fragmentos de uma história”, idealizado pela Criativa Idade Sistema Educacional e produzido pela Takes Filmes, sob direção de China Trindad.
A história representada relembra o momento em que os negros, em retribuição à acolhida dos índios durante suas fugas, vão até a mata para convidá-los para a Festa de São Benedito. A celebração é um dos momentos mais emocionantes e significativos da programação cultural da Festa de São Benedito. Após a “retirada”, os Caiapós e os Ternos de Congos percorrem as ruas da cidade até a Igreja de São Benedito.
 
A festa de São Benedito é registrada como bem imaterial desde 2020 e o dossiê está disponível para consulta no site da Prefeitura: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/wp-content/uploads/2021/04/Dossie-Completo.pdf


Tradicional cerimônia tem como cenário a Fonte dos Amores - Fotos: Dani Alvisi
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.