Brand-News Publicidade 1200x90
05/05/2022 às 16h09min - Atualizada em 05/05/2022 às 16h09min

Flipoços Virtual bate recorde de acessos

FONTE: Engenho de Cultura3 - Jesuane Salvador - FOTOS: Bruno Alves
Flipoços Virtual comemora uma de suas melhores edições no formato online
B
Evento obteve crescimento de 20% em relação a 2021 e prepara-se para edição presencial, depois de três realizações no formato online
 
Encerrou-se, no domingo passado (01), o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas - Flipoços Virtual 2022 - que este ano recebeu cerca de 120 convidados em mais de 60 atividades culturais, entre ações destinadas ao público infantil e mesas que priorizaram grandes nomes da literatura de língua portuguesa e que promoveram o incentivo à produção literária independente. O evento contou com duas salas de transmissão simultâneas e, em seu objetivo de ganhar o mundo a partir de um sonho que nasceu no sul de Minas Gerais, obteve registros de acessos da Europa, África, América do Norte e de diversas regiões do Brasil.
Contabilizando as visualizações em cada uma das atividades propostas, cerca de 4 mil foram registradas em cinco dias de Festival, além de uma adesão relevante de alunos das redes pública e privada de Poços de Caldas - o que refletiu-se em uma participação que, segundo a organização, superou a verificada em 2021 e deve ampliar-se até o final do mês, uma vez que a plataforma do evento continuará disponível até o dia 31 de maio pelo www.flipocos.com.
 
De acordo com dados da organização do Flipoços, países como Inglaterra, Estados Unidos, Angola, Portugal, além de Estados como Pará, Santa Catarina, Ceará, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Rio Grande do Norte e diversas regiões de Minas Gerais marcaram presença no evento, através de acessos advindos desde as capitais até pequenos municípios, em regiões nas quais dificilmente se teria contato com uma programação dessa magnitude de maneira gratuita e com a possibilidade de se rever o conteúdo livremente.
Para ampliar ainda mais a acessibilidade, o Festival contou com duas equipes de tradução simultânea de libras e manterá o conteúdo disponível também no YouTube, a partir de junho, no canal próprio do Flipoços (feiraflipocos).
Ao todo, foram 45 horas de transmissão e uma divulgação ampla, que contou com destaque em alguns dos mais relevantes veículos de comunicação do país, contabilizando mais de uma centena de matérias produzidas a respeito do evento, em mídia nacional, local e regional e internacional.
 
Rompendo fronteiras e oferecendo a possibilidade de participação do público de qualquer parte do mundo a uma programação cultural intensa, a agenda contou com grandes nomes da literatura, trazendo temas de relevância para o povo brasileiro - como por exemplo a mesa de encerramento do Festival, que abordou A escravidão na poesia brasileira - Do século XVII ao XXI”, do escritor Alexei Bueno. Trata-se de uma antologia recém-lançada pela Editora Record, uma das patrocinadoras do Flipoços. A Monja Coen, participante do Flipoços há mais de dez anos, esteve ao vivo de forma remota no palco do Theatro do Palace Casino, para um público presencial e que também participou virtualmente.
 
Outro destaque importante da programação foi o Ciclo Território Literário Sul-mineiro que realizou, através do Polígono Sul Mineiro do Livro, cinco mesas de debates que mostraram um pouco da força da cultura literária de Poços de Caldas e de mais de 170 cidades ao entorno.
 
O evento aconteceu de 27 de abril a 1º de maio, promovendo também o lançamento do 1º Prêmio Literário a Escritores Independentes Flipoços Kindle, uma parceria da Amazon Brasil, que deve reconhecer trabalhos em língua portuguesa advindos de qualquer parte do país e dedica premiação especial aos escritores sul-mineiros. As inscrições e informações estão disponíveis em: www.flipocos.com
 
A curadoria compartilhada com as 14 editoras parceiras do Flipoços Virtual foi responsável por um ecletismo de temas e assuntos, característicos da essência do Festival - que, desde que abraçou o desafio do formato online, superou todas as barreiras impostas pela pandemia e, por três edições, ofereceu a possibilidade de participação do público de qualquer parte do mundo a uma programação cultural que, de acordo com a curadora, Gisele Corrêa Ferreira, propiciou encontros fundamentais, em um período tão carente de arte e cultura para todos.
 
“Nosso objetivo principal sempre foi o de oportunizar acesso facilitado aos livros e autores. Acreditamos que esse modelo inovador que lançamos em 2020 consolida ainda mais nosso Festival como um importante instrumento democrático à literatura. Nesta edição, comemoramos o aumento significativo de acessos em nossa plataforma e a esperança transformadora de nossa sociedade, através da cultura, essa ferramenta tão potente. Nossa maior expectativa, agora, se volta para o Flipoços Presencial, em setembro. Depois de todo esse tempo sem o contato com o público, nosso desejo é o de fazer um evento que seja mais um marco em nossa história. Vamos retomar com muito entusiasmo e alegria e mais uma vez promover um encontro inesquecível em Poços de Caldas”, disse.
 
Comemorando 17 anos, o Flipoços prepara-se para a edição presencial, prevista para ocorrer de 3 a 11 de setembro, com o tema: “Letras e Música, a sinfonia da literatura", reverenciando e comemorando a mineiridade musical através dos ícones do Clube da Esquina.
 
O Flipoços Virtual conta com o patrocínio master da Alcoa, através da Lei de Incentivo à Cultura Federal, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo. Patrocínio especial das editoras Record, Sextante, Rocco, Oficina Raquel, Planeta, Kindle KDP, Martins Fontes, Edições Sesc São Paulo, Rota Imaginária, Colli Books, Madrepérola, Mil Caramiolas, Brazil Publishing e Piraporiando. Apoio Cultural Tassi, União Literária de Minas Gerais e Comitê Poços Literária. Realização da GSC Eventos Especiais.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.