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02/05/2022 às 16h28min - Atualizada em 02/05/2022 às 16h28min

Podcast se torna nova forma de consumir conteúdo; empresário explica qual o segredo da consolidação do formato

FONTE: Fabiano de Abreu - [email protected] - FOTOS: MF Press Global
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Brasil ocupou 5º lugar no ranking mundial de crescimento na produção de podcasts

O Brasil ocupou o quinto lugar no ranking mundial de crescimento da produção de podcasts, de acordo com estudo realizado em parceria com o Ibope. De acordo com o empresário brasileiro Victor Assis, que é CEO de um dos podcasts mais famosos do momento, o “Podpah”, “o mercado do podcast não é passageiro. É a nova forma de se informar e de se consumir conteúdo”.

A pesquisa do Ibope mostrou que 57% dos brasileiros começaram a ouvir podcasts durante a pandemia. Para Victor, eles serão, inclusive, peça-chave nas próximas eleições. “Se as redes sociais já fazem parte da estratégia nas eleições, os podcasts também vão entrar como peça-chave”, explicou.
 
“Um outro exemplo legal da força dos podcasts é que no game Spider Man, que saiu pra PLay Station 5, o personagem chamado Miles Morales, no jogo, se informa via um podcast da internet. Isso reforça que os podcasts serão cada vez mais um formato de informação e entretenimento, chegando em cada vez mais pessoas”, pontuou.

A pesquisa também mostrou que a porta de entrada no mundo do áudio tem algumas motivações em comum. A maior parte dos ouvintes escuta podcasts para buscar entretenimento em assuntos de interesse pessoal (41%).

Victor revelou que o “Podpah” foi o primeiro podcast a trazer grandes marcas para o cenário no Brasil. Como também explicou que “o mercado do Brasil ainda é embrionário, já que existem milhares de podcasts e com o passar do tempo alguns vão se consolidar e virar referência, seja para notícias, curiosidades, esportes e entretenimento.”
 
PANORAMA - As plataformas mais buscadas para o consumo de podcasts são o Youtube (56%), seguido por Spotify (40%), Google Podcast/Play Music (17%), Globoplay (11%), Deezer (9%), Site ou aplicativo do próprio podcast (5,4%) e iTunes (4,9%).
O estudo mostra que 48% ouvem enquanto realizam atividades domésticas, 38% enquanto navegam na internet, 25% aproveitam o momento antes de dormir, 24% colocam os fones durante o trabalho ou estudo - a mesma porcentagem o faz durante o transporte entre casa e trabalho ou casa e estudo -, 20% escutam durante a realização de atividades físicas e 18% têm o hábito de ouvir enquanto realizam uma rotina de autocuidado.
A pesquisa destacou que o consumo dos podcasts é mais frequente do que o esperado: 43% dos entrevistados têm o hábito de ouvir de uma a três vezes na semana, tendo em vista que 16% escutam todos os dias. Além disso, 25% costumam ouvir um montante de uma a duas horas por dia.
 
SOBRE VICTOR ASSIS - O empresário tem experiência no mercado de trabalho: em sua trajetória profissional, já passou por grandes empresas como Bradesco e Edelman, além de ter uma forte relação com o esporte, já que foi gerente de Marketing do Palmeiras durante seis anos e esteve envolvido nos projetos que circundaram os principais lançamentos da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014. O CEO também investiu na formação acadêmica. Ele passou pelos moldes da Universidade Anhembi Morumbi, pelo curso de gestão de equipe da St. Martin University of the Arts de Londres e do curso de branding da ESPM. Antes de se tornar um empresário de sucesso a nível nacional, Victor teve seu trabalho em destaque na área do esporte, já que participou de diversos projetos em conjunto com grandes marcas, como a Adidas, em uma ação da Copa do Mundo, a PUMA, com o lançamento da camisa do Palmeiras, e a XBOX, em um projeto que viabilizou o primeiro collab de vídeo games e clubes de futebol da história.

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