Brand-News Publicidade 1200x90
02/05/2022 às 15h47min - Atualizada em 02/05/2022 às 15h47min

O tradicional doce mineiro tem debate para fomentar o setor

FONTE: Assessoria de Imprensa da ALMG - FOTO: Luiz Santana
Doces artesanais geram emprego e renda
C 
Audiência vai discutir importância do segmento para a gastronomia e o turismo do Estado
 
Debater a relevância dos doces mineiros na gastronomia e no turismo do Estado é o objetivo de audiência pública que será realizada nesta terça-feira (3/5/22), às 16h, no Plenarinho I da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A reunião atende a requerimento do deputado Mauro Tramonte (Republicanos), presidente da Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia, tendo como convidados produtores e entidades de várias regiões mineiras, além de representantes do governo do Estado e especialistas em alimentos.
“Minas Gerais é um Estado com diversas vertentes culturais e gastronômicas que aliam regionalismo e tradições familiares que são passadas de pais para filhos, como na produção de diversos tipos de doces que são feitos artesanalmente a partir do leite, frutas e outros produtos. Os doces de Minas geram emprego e renda”, afirma o presidente da comissão.
 

No requerimento da audiência, o parlamentar ainda registra que o doce valoriza a gastronomia e atrai turistas e defende a necessidade de mapear e divulgar essa riqueza mineira para fomentar o setor e preservar essa tradição.
 
DOCES REGIONAIS - Relacionando no requerimento da reunião diversos exemplos de doces que fazem a fama de várias regiões e cidades mineiras, o deputado frisa, contudo, que ainda haveria muito mais a ser desvendado no Estado.
São citados os já renomados doce de leite de Viçosa (Zona da Mata); a ameixa de queijo de Araxá (Triângulo Mineiro); a bananada de Antônio Dias (Vale do Aço); o doce de abóbora de Poços Caldas e o pé-de-moleque de Piranguinho, ambos no Sul de Minas.
E ainda os doces cristalizados de Carmópolis de Minas (Centro-Oeste), e, da Região Central, a goiabada de São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, e o rocambole de Lagoa Dourada. Da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), destaques para doces de frutas em caldas da Rota das Doceiras da Lapinha, em Lagoa Santa, e de jabuticaba, de Sabará.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.