20/04/2022 às 15h46min - Atualizada em 20/04/2022 às 15h46min

Começa hoje em Nepomuceno o 1° Festival Nacional de Arte, Cinema e Cozinha Mineira

FONTE: Rodrigo Moinhos - rodrigo.moinhos@faemg.org.br - FOTO: Reprodução Google
c 
Festival tem um objetivo muito especial: entrar para o Guiness Book, o livro dos recordes, como o maior evento de degustação de café do mundo
 
O município de Nepomuceno, na região sul do estado, se prepara para entrar no circuito mineiro de festivais culturais e gastronômicos com o 1º Festival Nacional de Arte, Cinema e Cozinha Mineira, que será realizado entre os dias 20 e 24 de abril. Com foco no desenvolvimento da cadeia produtiva do café - principal produção local -, o evento contará com várias apresentações gastronômicas de chefes regionais e nacionais, com pratos à base de café e produtos locais, além de degustação de café com especialistas, exibição de filmes e oficinas de cinema para os jovens.
 
O festival também terá, em seu palco principal, a presença de cantores sertanejos de renome nacional, como Gian e Geovani (20/4), Leonardo (21/4), Gino e Geno (22/4), Bruno e Barreto (23/4) e Marcos Paulo e Marcelo (24/4). A organização é da Prefeitura Municipal, junto com o Sindicato dos Produtores Rurais, Associação Comercial e Empresarial e Câmara de Dirigentes Lojistas CDL de Nepomuceno.
 
Toda a estrutura da festa, desde os estandes, tendas, até os palcos onde se apresentarão os artistas, será montada no entorno da praça principal da cidade. Conforme explica a prefeita do município, Iza Menezes, “o evento será a maior oportunidade de negócios da região, estimulando e apoiando a produção e a cultura local, fomentando o café, que será o ingrediente principal de comidas e bebidas. Além de ser um espaço para diversão de todos”.
 
RECORDE - Nepomuceno receberá a equipe do Guiness no festival, com intuito de bater o recorde da maior degustação de café do mundo, no Corredor Degustação de Café. O objetivo é reunir mais de duas mil pessoas e colocar Nepomuceno e seus apoiadores no Livro Mundial dos Recordes. Hoje, o título atual está em Moscou, na Rússia.
 
CAFÉ - Seguindo a temática do evento, um espaço de destaque será o Café Show, destinado ao mundo técnico do café, juntamente com baristas e parceiros da base cafeeira brasileira. Os participantes do Festival contarão com apresentações de baristas renomados, feira de negócios, workshops e palestras, onde poderão conhecer de perto muitas curiosidades sobre a cafeicultura, entre elas, poder viver um momento sensorial do café de qualidade x café tradicional.
 
GASTRONOMIA - A Cozinha Mineira do Clássico ao Contemporâneo trará a diversidade da culinária mineira e seus atrativos numa ampla programação, apresentado o chefe mirim, desafio de chefs nacionais com apresentação da culinária regional, além de uma grade de minicursos e apresentações com degustações dos pratos apresentados. O espaço Cozinha Show também contará com a presença do SENAC, que trará seus profissionais e alunos para apresentações gastronômicas.
 
CINEMA -  O recorte Cinema do Festival estará presente durante os quatro dias do evento. Serão exibidos filmes para o público, com temas ligados à gastronomia, bem como filmes realizados pelos alunos das escolas municipais da cidade de Nepomuceno, que estão sendo desenvolvidos em oficinas de fotografia, filmagem e edição. “O objetivo é criar e promover condições técnicas de capacitação do jovem, para ter conhecimentos audiovisuais, formando novos artistas ou cineastas”, pontua a prefeita Iza.
 
OFICINAS E IMERSÃO DIGITAL - Parceiro na realização do evento, o Sistema FAEMG - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais promoverá o encontro com mulheres produtoras de café e o estande virtual com realidade aumentada e também levará o Torrãozinho, um personagem carismático que representa o “Projeto Semeando”, divertindo e conscientizando as crianças presentes.
O estande do Sistema FAEMG funcionará todos os dias, de 8h às 20h, com uma série de atividades para os participantes. Serão palestras e oficinas, atendimentos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG e dos produtos e serviços da FAEMG Digital, cafeteria gourmet com degustação de cafés e uma sala imersiva na qual os participantes poderão ver a jornada do café da planta à xícara em um vídeo de 180 graus.
 
PROGRAMAÇÃO PARA ELAS - As mulheres terão uma programação exclusiva durante o festival. No sábado (23), o grupo de Empreendedoras do Agro de Minas do Sistema FAEMG realiza o Café com Elas, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Nepomuceno. Será uma manhã de palestras e bate-papo sobre a participação feminina no campo. As inscrições são gratuitas: https://bit.ly/1cafecomelas
 
Acesse as plataformas de comunicação: https://festivalcinecozinhamineira.art.br, @festivalcinecozinhamineira.art, @facebook.com/Festivalcinegastroarte

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp