19/04/2022 às 15h54min - Atualizada em 19/04/2022 às 15h54min

Destino mais procurado do Brasil para o Feriado de Tiradentes, Curitiba tem opções para toda a família

FONTE E FOTOS: Bruno Camargo - bruno@pmaisg.com.br
Ópera de Arame - Foto: Divulgação
c 
Conhecida por sua organização e tranquilidade, a capital paranaense tem variadas atrações, de shows e parques a bares e restaurantes
 
A chegada de mais um feriado apresenta novas oportunidades para quem pretende viajar pelo Brasil. Com o dia de Tiradentes caindo nesta quinta-feira, dia 21 de abril, o feriadão prolongado é ideal para quem busca descanso, agito ou mesmo um pouco dos dois. De acordo com números do Booking.com, a cidade de Curitiba (PR) é o destino mais procurado pelos brasileiros que irão viajar no feriado. A escolha é bem justificável, levando em conta que a capital paranaense conta com ótimas opções para passeios turísticos, programas gastronômicos, atrações culturais e diversas outras atividades para toda a família.
 
Entre os locais de maior visitação da capital paranaense está a Ópera de Arame, que foi inaugurada em 1992. Em meio a lagos, vegetação típica e cascatas, faz parte do Parque das Pedreiras juntamente com a Pedreira Paulo Leminski. Outro lugar de destaque é o Museu Oscar Niemeyer, mais conhecido como MON, um dos maiores museus da América Latina, que abriga mais de 2.200 obras de artistas reconhecidos nacional e internacionalmente. Impossível falar de Curitiba sem falar do Parque Barigui, um dos mais visitados tanto por turistas quanto pelos curitibanos. O público pode passear e praticar exercícios físicos e um dos ambientes mais bonitos da cidade. De frente para o parque, está uma das pedidas mais descoladas inauguradas recentemente: o Fish*Me Bar. O endereço oferece peixes e frutos do mar de forma descontraída, com música ao vivo no fim de semana, no deck com vista para o Barigui.
 
Outro ponto de interesse na cidade é a Praça da Espanha, um ambiente verde e descontraído que recebe desde famílias com cachorro até encontro de carros antigos. A praça é cercada por dezenas de opções interessantes para quem ama gastronomia. Uma delas é o MIUQ (Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1160), um restaurante todo dedicado a pratos elaborados com leite, seja leite de vaca, cabra, ovelha, búfala ou vegetal. Já o AstroLAB (Al. Pres. Taunay, 543 - Batel) é bar dedicado à criatividade e inovação na coquetelaria, e funciona ao lado do Cosmos - outro endereço digno de visitas para uma gastronomia elaborada acompanhada de bons drinks.
 
A alta gastronomia está em ascensão em Curitiba, com muitas escolhas saborosas de badalados chefs. Dudu Sperandio é um deles, responsável por quatro empreendimentos na cidade. Três deles funcionam na mesma quadra: o Ernesto Ristorante (R. Myltho Anselmo da Silva, 1483) é referência na cozinha italiana, assim como sua pizzaria Funiculare (R. Myltho Anselmo da Silva, 1439) - localizada ao lado do Ken’eki, empreitada de Sperandio na gastronomia japonesa.
 
Quem visita o Centro da cidade pode conhecer a Rua XV de Novembro, que equilibra resgate histórico e contemporaneidade em um calçadão para pedestres. Depois de uma caminhada pela rua, a uma quadra do famoso Bondinho da XV fica o Edifício Anita (Al. Dr. Carlos de Carvalho, 15), um prédio histórico coberto de trepadeiras que chama atenção de quem passa na região. Ali, funcionam badalados bares, como o Lupita Bistrô Bar (o quarto endereço de Dudu Sperandio), e o Cubano, dedicado à gastronomia de rua latino-americana.
 
O Marcondes Cozinha Autoral (R. Recife, 220) não tem só um chef, mas dois: Roberto Rei e Otávio Gulini dividem o comando da cozinha de alta gastronomia com excelência e criatividade. O carro-chefe da casa é o Menu Confiance, no qual o cliente é surpreendido por pratos que não são fixos do cardápio, trazendo novos sabores e criando experiências diferentes a cada visita. Outra pedida interessante é o Kitsune (R. Celeste Santi, 358), empreendimento de Andre Pionteke, chef que despontou nacionalmente ao participar do Masterchef Profissionais em 2018. Preparos inspirados em ingredientes locais da região da Mata Atlântica - bioma do litoral do Paraná - são aliados às técnicas da culinária oriental.
 
CAFÉ E CERVEJA - O cafezinho da tarde pode ser aproveitado em muitos endereços por todas as cidades. Curitiba é a capital brasileira dos cafés especiais. Baristas curitibanos e de outras regiões do país transformaram a cidade em um paraíso para os amantes da bebida, que ganhou várias releituras preparadas com muita excelência em dezenas de cafeterias espalhadas pela cidade. Entre os destaques estão a Prestinaria e o Café Cultura, empreendimentos que contam com várias unidades na cidade. A Prestinaria, inclusive, tem um endereço funcionando em anexo ao Museu Oscar Niemeyer (R. Marechal Hermes, 999), propiciando uma dupla atração para o feriado. Das seis unidades do Café Cultura na cidade, a mais recente é a do bairro São Lourenço (R. Mateus Leme, 4715), que funciona de frente para o Memorial Paranista. O espaço cultural foi inaugurado no ano passado e conta com o maior jardim de estátuas do Brasil, homenageando o escultor João Turin. Já os amantes de cerveja artesanal podem agendar uma visita na fábrica da Way Beer, uma das mais premiadas do país.
 
A noite curitibana tem agito garantido para o feriado, agradando aos mais variados gostos. A Pizzaria da Mathilda se consagrou na capital aliando a tradição centenária da pizza napolitana individual com um serviço prático, funcionando em dois endereços: Centro (Av. Vicente Machado, 859) e Juvevê (R. Rocha Pombo, 265). Já os fãs de comida de boteco não podem deixar de conhecer o Bar Quermesse (R. Carlos Pioli, 513), que há mais de 10 anos encanta curitibanos e turistas que buscam comidinhas com inspiração regional. Para quem gosta de sanduíches e petiscos com características bem urbanas, o Porks - Porco & Chope, especializado em carne de porco, é uma ótima opção, com mais de dez endereços na cidade.
 
Quer agito e boa música? Conheça o 41 Brooklyn (R. Alferes Poli, 821), que combina todo o conceito do subúrbio de Nova York com a tradição do hip hop. Já quem procura aquela mistura animada de sertanejo e pagode pode ir ao The Weknd (Av. Nossa Sra. da Penha, 148), que ganha destaque também com um cardápio focado em cervejas e espetinhos. Um dos grandes destaques da noite curitibana é o Vila Yamon (R. Itupava, 1402), que alia programação de música ao vivo e diversas opções de bares de drink. Já quem ama música ao vivo, neste sábado, dia 23 de abril, o gramado do ParCão, anexo ao Museu Oscar Niemeyer, vai receber a quarta edição do Curitiba Blues Festival, maior festival de Blues da capital paranaense. O evento gratuito vai reunir os principais músicos da cena local em um espaço destinado para toda a família, com gastronomia diversa e atividades gratuitas para crianças, além de ser pet friendly.
 
Para mais detalhes sobre passeios turísticos em Curitiba, acesse o site

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp