14/04/2022 às 17h18min - Atualizada em 14/04/2022 às 17h18min

Fábrica de Pó de Alumínio da Alcoa em Poços de Caldas completa 40 anos

FONTE E FOTO: Opção Comunicação - Assessoria de Imprensa Alcoa Poços de Caldas
Totalmente automatizada, Fábrica de Pó de Alumínio da Alcoa completa 40 anos
c 
Única no Sistema Global da Alcoa, a Fábrica atende o mercado nacional e exporta para os Estados Unidos e Japão
 
No dia 17 de abril, a Fábrica de Pó de Alumínio da Alcoa completa 40 anos de atividades. Implantada no início dos anos 80, em Poços de Caldas (MG), a fábrica foi projetada para atender o mercado nacional e internacional e tornar o Brasil autossuficiente - até então, o país era grande importador do produto.  
Considerada uma das mais modernas do mundo, segura e totalmente automatizada, a Fábrica passou por uma completa reestruturação entre os anos de 1999 e 2000, para a produção do pó superfino, de maior valor agregado, ampliando a participação da Alcoa no mercado externo. Atualmente, conta com 27 colaboradores e colaboradoras e atende o mercado nacional, além de exportar para os Estados Unidos e o Japão.
A segurança, qualidade e capacidade de produção de pó superfino são os principais diferenciais da Alcoa. “A nossa planta realiza periodicamente metodologias de análise de falhas, como o FTA (Fault Tree Analysis), que analisam e atestam a confiabilidade e segurança de nossos equipamentos e processos, nos capacitando a antecipar riscos e falhas, e o nosso sistema de classificação garante a produção de pó superfino com precisão”, destaca Fabio Martins, gerente Geral de Operações da Alcoa Poços de Caldas.
 
PÓ DE ALUMÍNIO “VERDE” - A Fábrica já deu a largada na caminhada para a produção de pó de alumínio mais sustentável. “Iniciamos as discussões com nosso principal cliente no Japão sobre o pó de alumínio ‘verde’ e estamos construindo marcos importantes, como a busca pela Certificação ASI (Aluminium Stewarship Initiative), que confirma os elevados padrões mundiais no apromoramento da gestão, processos e produtos, prevista para o primeiro semestre deste ano, e o uso de alumínio com baixo teor de carbono, como o Ecolum, que será fornecido pela Alumar (MA)”, ressalta Jean Yamamoto, Gerente Comercial de Alumínio da Alcoa.
“Temos o maior orgulho de dizer que somos a única fábrica do sistema global da Alcoa a produzir pó de alumínio, além de ser conduzida por uma equipe altamente competente e comprometida com a segurança e a qualidade”, completa Fabio. “Estamos presentes em produtos e equipamentos essenciais na vida moderna, como tomógrafos, trens magnéticos de alta velocidade, próteses, vidros, cerâmicas e dezenas de outros, transformando potencial em progresso verdadeiro”.
 
Contar a história da Fábrica de Pó de Alumínio é falar de seus colaboradores e colaboradoras, que, desde o início das operações, têm feito a diferença, com competência, espírito de equipe e comprometimento, como Célio Reinaldo de Paula. Ele começou a trabalhar na Fábrica de Pó de Alumínio aos 19 anos, como Operador, em 1991, e hoje é Coordenador de Manutenção. “Olho para trás e sinto-me feliz”, conta Célio.
 
“Foram três décadas de desafios, conquistas, superação... uma jornada gratificante. Tem sido também um período de muito aprendizado em todas as áreas, como segurança, meio ambiente, qualidade de vida e relações pessoais que, tenho a certeza, contribuiu para que eu me tornasse uma pessoa ainda melhor”.
Yusuke Morimura, Presidente e CEO da Morimura, cliente da Fábrica de Pó de Alumínio em Tóquio, no Japão, também faz parte desta celebração, assim como Eduardo Augusto Ayroza Galvão Ribeiro, CEO da CBMM. “Sinto-me honrado pela oportunidade de expressar meus sinceros cumprimentos pelos 40 anos da Fábrica de Pó de Alumínio da Alcoa Poços de Caldas, que tem dado grande contribuição aos clientes através de produtos e serviços de alta qualidade. A parceria com a Alcoa Poços de Caldas é indispensável e passa confiança aos nossos clientes. Queremos caminhar junto a vocês por um futuro mais próspero”, parabenizou Yusuke.
“A CBMM é uma empresa brasileira, líder em tecnologia de processo e aplicação de produtos de Nióbio. São necessárias mais de 160 etapas produtivas, envolvendo processos nas áreas mineral, metalúrgica e química, para transformar o minério de pirocloro em produtos industrializados de Nióbio. O Alumínio participa do processo produtivo dos produtos de Nióbio reduzindo o óxido de Nióbio e fornecendo energia para fundir o metal. A Alcoa fornece Pó de Alumínio para a CBMM desde 1982 e é um dos nossos principais parceiros. Temos orgulho em participar da história de sucesso da Fábrica de Poços de Caldas e reconhecemos a qualidade do seu corpo técnico. Parabéns pelos 40 anos!”, ressaltou Eduardo Ribeiro.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp