Brand-News Publicidade 1200x90
14/04/2022 às 16h05min - Atualizada em 14/04/2022 às 16h05min

Sesc Santo André recebe exposição interativa PASTEUR, O CIENTISTA, sobre as descobertas do celebrado microbiologista

FONTE: Conteúdo Comunicação - FOTO: Renata Teixeira
Espaço expositivo de PASTEUR, O CIENTISTA
c
A mostra, que abre dia 19 de abril, apresenta a trajetória de um dos cientistas mais importantes de todos os tempos, responsável por revolucionar campos do conhecimento como a Biologia, a Medicina e a Química e que ganhou projeção mundial pela descoberta da vacina contra a raiva, em 1885.
 
A exposição internacional que iniciou sua itinerância pelo Brasil - o primeiro país estrangeiro a recebê-la - na unidade Interlagos do Sesc, no início de 2020, pouco antes de ser decretada a pandemia de Covid-19, e no ano passado esteve montada no Sesc Campinas, no interior do estado - chega neste mês à região metropolitana da capital para sua última temporada nas unidades do Sesc SP. PASTEUR, O CIENTISTA abre ao público no dia 19 de abril (terça-feira) e fica em cartaz até 16 de outubro, com entrada gratuita, no Sesc Santo André.
 
Estruturada em seis atos, como uma peça de teatro, a exposição apresenta as descobertas de Pasteur em ordem cronológica: da solução de um enigma químico - cristais de ácido do vinho aparentemente iguais reagiam à luz de forma diferente - até a descoberta da vacina contra a raiva, doença infecciosa de origem viral que acomete mamíferos, inclusive o homem, e letal em praticamente 100% dos casos.
 
Um busto de Pasteur recebe os visitantes e, sobre ele, é projetado um videomapping - imagens em 3D - enquanto a voz da cientista Marie Pasteur, parceira de estudos e mulher de Louis, narra a trajetória do marido. Uma curiosidade - o considerável talento artístico do pesquisador quando jovem é mostrado na reprodução de telas pintadas entre os 13 e os 20 anos.
 
Seguem-se ambientes em que filmes, aparelhos, mecanismos, jogos de charadas, vitrines mágicas e instrumentos de época desfilam as descobertas de Louis Pasteur na Química, no trabalho com os micro-organismos e na imunização de animais e seres humanos.
 
O visitante pode entender, por exemplo, a pesquisa da vacina antirrábica num filme de animação onde uma menina, espiando da casa vizinha à do laboratório, acompanha os testes de Pasteur em coelhos, entende, através de um “microscópio”, como micro-organismos podem sobreviver sem oxigênio; espia pelo gargalo de garrafas de vinho para descobrir os segredos da fermentação da bebida; decifra junto com Pasteur o segredo dos “pastos malditos”, locais onde rebanhos inteiros morriam de antraz, entre outras atividades.
 
No final, um módulo especialmente produzido faz a ligação de Pasteur com o Brasil: pesquisas desenvolvidas por aqui, a admiração de D. Pedro II pelo cientista, o desenvolvimento nacional da produção de vacinas pelos Institutos Butantã e Oswaldo Cruz e seus desdobramentos na ciência contemporânea.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.