Brand-News Publicidade 1200x90
13/04/2022 às 15h53min - Atualizada em 13/04/2022 às 15h53min

Congresso Internacional vai discutir as águas termais e sua ligação com as práticas de saúde no Balneário Pocinhos do Rio Verde e no mundo

FONTE: Jussara Marrichi - FOTO: Reprodução Google
C 
As águas termais e sua ligação com as práticas de saúde no Balneário Pocinhos do Rio Verde e no mundo. Este é o enfoque da programação do 1º TERMACALDAS - evento que será realizado no período de 23 a 26 de junho, no Grand Hotel Pocinhos, na vizinha cidade de Pocinhos do Rio Verde (MG). O “1° Congresso Internacional Sobre Termalismo e Destinos Turísticos Saudáveis através das Águas Minerais” tem inscrições gratuitas e organização da Prefeitura Municipal de Caldas.
 
Ao todo já são 20 palestrantes confirmados - entre eles Jussara Marches Oliveira Marrichi, Teresa Cristina Alvisi e Dr. Marcos Untura Filho, todos representando Poços de Caldas.
 
Coordenadora de Termalismo no Balneário de Pocinhos do Rio Verde, Jussara é Doutora e Mestre em História pela Unicamp, turismóloga pela PUC Minas em Poços de Caldas e esteticista desde 2003. Já trabalhou como Chefe e Diretora dos Serviços Termais de Poços de Caldas e como Coordenadora de Balneário da Codemig/Codemge. Autora do livro “A cidade termal: ciência das águas e sociabilidade moderna entre 1839 e 1931” (Annablume - 2015), ela lançou no último dia 8 de abril “Vilegiaturas de prazer e a formação de uma cultura burguesa na cidade balneária de Poços de Caldas entre os anos de 1930 e 1940”, publicado pela Pedro e João Editores.
A fisioterapeuta Teresa Cristina Alvisi possui especialização em Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual de Campinas e Preceptoria no Sistema Único de Saúde PSUS pelo Hospital Sírio Libanês. Coordenadora do Curso de Fisioterapia da PUC Minas campus Poços de Caldas desde 2020, onde também atua como Coordenadora de Extensão Universitária, tem Mestrado em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Teresa Cristina foi Diretora dos Serviços Termais Municipais de Poços de Caldas no período de 2006 a 2012.
Médico especialista em Reumatologia pela Universidade de São Paulo - USP, o Dr. Marcos Untura Filho é Mestre e Doutor em Medicina Física e Reabilitação / Hidrologia Médica pela Universidade Complutense de Madri - Espanha. Membro titular da Comissão Permanente de Crenologia - Agência Nacional de Mineração, do Ministério de Minas e Energia do Brasil, é Professor externo convidado de Hidrologia Médica da pós-graduação em Cuidados Paliativos da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp.
 
RETOMADA DO TERMALISMO - O 1º TERMACALDAS faz parte do projeto de retomada do Termalismo no município, que teve início em junho de 2021. Desde então, avanços importantes já foram conquistados na área termal em Caldas - como a Lei nº 2441 de 01 de outubro de 2021, que instituiu a Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Sistema Único de Saúde, com ênfase no Termalismo Social.
Desde então, pacientes diagnosticados com fibromialgia, dores crônicas e questões ligadas à saúde mental têm sido encaminhados para os tratamentos termais que acontecem no Balneário de Pocinhos do Rio Verde.
Outras iniciativas importantes dizem respeito à reorganização dos serviços de Estética Termal e Massoterapia com as águas minerais, as aulas de Educação Termal com as crianças do ensino fundamental das escolas públicas, e a regionalização do tratamento termal para os municípios vizinhos.
Partindo dessas primeiras conquistas, o 1º TERMACALDAS vem para ampliar as discussões dos temas relacionados ao Termalismo, ao Termalismo Social, ao Turismo de Saúde e Bem-estar, à Medicina Termal, à Balneoterapia, Spas, Estética Termal e Cultura Termal.
 
Informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (35) 9 9708-9408.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.