Brand-News Publicidade 1200x90
13/04/2022 às 14h50min - Atualizada em 13/04/2022 às 14h50min

Fliminha 2022 tem atividades literárias semanais para crianças de todas as idades

FONTE: Jéssica Balbino - comunicaçã[email protected]
 m
Até agosto serão 20 encontros online, quando acontece a edição presencial da FLIMA; programação privilegia atividades lúdicas para toda a família
 
No último dia 10 de abril começaram as ações da Fliminha 2022, o educativo da FLIMA - Festa Literária Internacional da Mantiqueira. As atividades literárias para crianças, inclusive da primeira infância, serão semanais e abertas, sempre aos domingos, às 10h, com interpretação em libras e transmissão pelo YouTube da FLIMA
 
Serão 20 encontros até a quinta edição presencial da FLIMA, que acontecerá de 25 a 28 de agosto, em Santo Antônio do Pinhal (SP). “A programação online amplia a possibilidade de acesso, permitindo que famílias de todo o Brasil participem de encontros com alguns dos mais relevantes autores e ilustradores da nossa literatura para a infância, atividades que, em geral, acontecem apenas nas grandes cidades”, afirma o jornalista e escritor Roberto Guimarães, idealizador da FLIMA.

A curadoria da Fliminha 2022 é de Carolina Fedatto, Fabíola Farias e Juliana Daher. As três têm atuações complementares nas áreas da literatura para a infância e privilegiaram uma programação que envolve não apenas as crianças, mas toda a família, em atividades lúdicas e interativas que possam se beneficiar do formato online.
 
Um dos pilares conceituais da Fliminha, desde o seu nome (Fli-minha, o “minha” não como diminutivo, mas como apropriação) é a valorização da cultura da infância, com destaque para a voz das crianças.
“Queremos que seja um momento para a família toda estar reunida e se divertir em torno de livros e histórias e criar algo em conjunto, amplificando a potência dos encontros", explica Fabíola Farias, pesquisadora que se dedica, entre outros temas, à formação de leitores e leitura na primeira infância.
 
PROGRAMAÇÃO DE ABRIL - No dia 17/04, domingo de Páscoa, a editora Daniela Padilha conduz a roda de conversa “Ler com o bebê: uma experiência de escuta e presença”. Afinal, os bebês entendem o que lemos para eles? Quando iniciar a leitura? Como escolher um livro? Na atividade, as famílias serão incentivadas a apresentar suas perguntas e conversar sobre os livros e as histórias na primeiríssima infância.
Na oficina “Meu livro na ponta dos dedos”, em 24/04, a artista e educadora Júlia Azeredo propõe experimentações sensoriais com tintas naturais e elementos da natureza para a confecção de um pequeno livro. No virar de cada página, um convite à experiência criativa com bebês e crianças pequenas.
 
FORMAÇÃO DE PROFESSORES - Além da programação online, a partir do final de abril a Fliminha 2022 promoverá a formação de professores de educação infantil em sete cidades da Serra da Mantiqueira, nos estados de São Paulo e Minas Gerais. O projeto foi um dos oito selecionados, entre centenas de inscritos, em edital público pelo programa Petrobras Cultural e conta com recursos da Lei Rouanet.
 
A Fliminha 2022 conta com o patrocínio da Petrobras. O projeto foi um dos oito selecionados, entre centenas de inscritos, no edital público “Petrobras Cultural Para Crianças - Feiras e Ações Literárias”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.