Brand-News Publicidade 1200x90
08/04/2022 às 15h01min - Atualizada em 08/04/2022 às 15h01min

Podcast PUC Play PUC Minas destaca projeto Poços + Inteligente

FONTE: Assessoria de Imprensa da PUC Minas - FOTO: Maressa Basso
c 
Nova edição debate o uso de veículos elétricos e participação da Universidade em iniciativa pioneira
  
Veículos elétricos: quando eles serão maioria nas ruas brasileiras? Este é o tema do 19º episódio do PUC Play, podcast da PUC Minas que já está no ar. A edição coloca em evidência o projeto Poços + Inteligente, iniciativa pioneira em mobilidade elétrica na região, realizada pela Universidade em parceria com a Prefeitura Municipal, a empresa DME e o IFSuldeMinas
 
Os valores crescentes no preço dos combustíveis e a preocupação com os impactos negativos dos combustíveis fósseis sobre o meio ambiente têm levado cada vez mais brasileiros a investir em carros elétricos. Dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) apontam para um crescimento de 257% nos emplacamentos de veículos elétricos em 2021 na comparação com o ano anterior. Foram 2.860 veículos elétricos vendidos durante todo o ano. Seguindo a tendência, há mais de mil eletropostos públicos (parques, ruas e praças) e semipúblicos (shoppings, supermercados etc.) para recarga de veículos elétricos. Até o final de 2022, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), os eletropostos devem chegar a 3 mil. 
 
Para debater sobre a viabilidade dos veículos elétricos, o PUC Play conversa com dois professores do Campus Poços de Caldas: Fabiano Costa Teixeira, coordenador de Projeto e Desenvolvimento do Poços + Inteligente, e Celso Iwata Frison, coordenador do Curso de Engenharia Elétrica. Ambos atuam no projeto, que tem viabilizado soluções tecnológicas e pesquisas em mobilidade elétrica com aplicações imediatas no dia a dia da população. Atualmente, o Poços + Inteligente conta com três pontos de recarga, um deles dentro do Campus da PUC Minas, alimentado por uma usina fotovoltaica. Assim, a energia utilizada na recarga dos veículos é gerada de forma autossustentável, ou seja, é uma energia limpa. 
 
O podcast PUC Play PUC Minas mantém, até o momento, ouvintes de 24 dos 27 estados brasileiros. 92% da audiência se concentra no Brasil, mas o público abrange pessoas de diversos países, especialmente das Américas Latina e do Norte e Europa. Este episódio faz parte da temporada especial sobre o Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O Poços + Inteligente contempla diretamente o ODS 7 - Energia Limpa e Acessível e o ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis.
Leia mais sobre o projeto na Revista PUC Minas

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.