Brand-News Publicidade 1200x90
08/04/2022 às 14h42min - Atualizada em 08/04/2022 às 14h42min

Mega exposição interativa sobre o universo criativo de Tim Burton chega a São Paulo

FONTE: Vitor Deyrmandjian - [email protected] - FOTOS: Reprodução Google
C 
“A Beleza Sombria dos Monstros: 13 Anos da Arte de Tim Burton” permite que o público mergulhe na atmosfera peculiar e fantástica do pintor, ilustrador e cineasta que dirigiu clássicos como Edward Mãos de Tesoura, Alice no País das Maravilhas, Dumbo e A Fantástica Fábrica de Chocolate
 
Imagine que você encontrou um livro onde desenhos, memórias e seres muito particulares são compartilhados. Imagine ainda que você é capaz de adentrar nos pensamentos do autor da obra, imergir nas paisagens oníricas criadas nesse universo e de contemplar vividamente esse lugar e seus habitantes. É o que o público vai vivenciar na mega exposição A Beleza Sombria dos Monstros: 13 Anos da Arte de Tim Burton”, na Oca, do Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP), de 8 de maio até 14 de agosto. 
 
Concebida em homenagem aos 13 anos de lançamento do livro A Arte de Tim Burton, a mega exposição encara um desafio: criar uma releitura sensorial das 434 páginas que compõem a obra, que é repleta de ilustrações do acervo pessoal do artista e de conceitos visuais de diversos filmes. Do prefácio ao décimo terceiro (e último) capítulo do livro, os temas comuns à criação do diretor são categorizados e analisados, servindo, por fim, de base ao projeto expográfico. 
 
“É a mais abrangente antologia da obra do cineasta nos últimos quarenta anos”, ressalta Jenny He, curadora da exposição, que acompanhou o projeto em cada detalhe. “A medida em que o público adentra as imersivas e interativas experiências presentes nas diferentes galerias da exposição, a ilimitada criatividade e prolífica produção artística de Tim Burton se revelam intimamente”, destaca ela.
“A Beleza Sombria dos Monstros” possui mais de 2.600m², divididos em 2 andares da Oca, composta por 14 salas - como as 14 partes do livro -, que contam com temáticas, expografia, cenografia e tecnologias distintas, visando uma imersão profunda não somente na obra de Tim Burton, mas também em seu imaginário poético, genitor das mais variadas criaturas e de seus respectivos universos. Para criar a atmosfera desejada, foram utilizados recursos audiovisuais diversos, passando por projeções em tecido, teatro de sombras, anamorfose, espelho mágico, realidade virtual (VR), cinema 3D, entre outros.
 
“Cada capítulo do livro aborda uma dimensão da imaginação artística na obra do Tim Burton. Um deles, por exemplo, investiga esse gosto que ele tem pelos bichos e como ele os desnaturaliza para criar aquelas figuras; outro trata dos palhaços e dos ventríloquos, e assim por diante. O livro é um objeto tridimensional, mas a gente o vê sempre da esquerda para a direita, vai passando as páginas, há uma certa limitação... O que fizemos nesta exposição foi ‘explodir’ isso no espaço”, empolga-se Leo Rea Lé, responsável pela concepção e direção geral do projeto, ao lado de Naum Simão.
 
Cerca de 110 pessoas trabalharam direta e indiretamente no desenvolvimento, produção e realização do projeto. Entre elas, artistas brasileiros especializados em ambientes imersivos, como o expert em instalações multimídia Rodrigo Gontijo, o designer de som Paulo Beto, a dupla Mirella Brandi e Muep, designers de luz e som respectivamente, e o arte educador Murilo Kammer.
 
A chegada da exposição foi antecipada por um presente enviado aos paulistanos pelo próprio diretor. No final de 2021, a cidade de São Paulo ganhou a obra intitulada “Mural Tim Burton”, localizada numa gigantesca empena de mais de 2.000m², no “Edifício Garagem Parque 25”, localizado no Parque D. Pedro II, 732.  Tim entregou uma obra que criou especialmente para a cidade e acabou sendo grafitada pela artista brasileira, Luna Buschinelli
 
Os ingressos, que custam a partir de R$ 20,00, podem ser adquiridos na bilheteria oficial (Oca - somente nos horários/dias da exposição) e através do site www.ingressorapido.com.br. A Beleza Sombria dos Monstros” é apresentada pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Cielo, Volkswagen Financial Services e B3, com patrocínio da Cateno e Sem Parar, apoio da Petz, Livelo, Outback e PremieRpet, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e ProAC.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.