30/03/2022 às 15h18min - Atualizada em 30/03/2022 às 15h18min

Entenda sobre o fenômeno em contratar famosos para cargos estratégicos

Por Carol Affonso - Comunicação Estratégica para Instagram
@carolonlline
Manu Gavassi é uma das celebridades que assumem cargos executivos em mais de uma empresa (Foto: reprodução site IstoÉ)
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Os prós e os contras do movimento e quais influencers já assumem a posição
 
Você já pensou em contratar celebridades para assumir cargos estratégicos dentro da empresa? Talvez a sua resposta seja não - mas nada de interromper a leitura por isso. Afinal, se você é do mundo dos negócios - como eu imagino que seja - e quer ficar por dentro do que está acontecendo, contratar famosos é uma estratégia cada vez mais comum nas companhias. E não estou falando em parceria de publipost, mas sim de cargos executivos. Segue a leitura para entender o porquê, os prós e os contras do movimento:
 
Por que marcas estão nomeando celebridades em cargos executivos
O fenômeno, segundo Flávio Santos, CEO da MField, acontece porque as marcas querem se aproximar ainda mais das comunidades criadas pelos influenciadores - e uma forma de fazer isso é indo além do uso de imagem deles. “Por exemplo, o embaixador por si só, tem a responsabilidade de emprestar a sua autoridade ao parceiro, mas nesse novo movimento de cargos estratégicos, ele compartilha também sua experiência no mercado, sua colaboração e visão estratégica e cria mais laços e comprometimento com a empresa.”
Você deve estar se questionando: “Ok, mas e se a celebridade não tiver formação na área. Por que contratar?” Para Rafa Lotto, sócia e head de planejamento da YOUPIX, o creator tem conhecimento das redes, de construção de marca pessoal, da dinâmica com a comunidade e muitas outras que, independente da formação, são adquiridas com experiência e mão na massa. “Essas habilidades são importantes para marcas que lutam em se manter relevantes em um ambiente dinâmico como a internet. Creators são experts em construção de comunidades. Marcas dificilmente são. Portanto, construir comunidades seja talvez o maior gap que marcas precisam suprir e talvez estejam enxergando essa possibilidade nos creators”, diz ela.
 
Quais cuidados a marca deve ter antes de contratar celebridade
Mas nem tudo são flores. Caso você queira contratar influenciadores, é preciso avaliar a sinergia entre a sua marca e eles. “Além de fazer uma boa análise do histórico desse nome que agora fará parte da construção de marca, afinal existem possíveis crises que afetam diretamente a imagem da empresa que estiver atrelada ao influenciador”, diz Santos.
E lembre-se: de nada adianta contratar uma celebridade que não tenha visão de business. “Vejo com certa decepção o uso de creators de forma superficial, na mesma medida que subutilizam o potencial do creator, desvalorizam os profissionais que são experts nos assuntos em questão”, afirma Rafa. 
Ainda de acordo com ela, o trabalho de um head de inovação, por exemplo, é muito profundo e estratégico, e mesmo que a influenciadora tivesse 40 horas semanais para se dedicar a esse cargo, teria muito aprendizado até executá-lo de forma a trazer resultados para a empresa. “Eu criaria um cargo em que o influenciador pudesse brilhar com todo seu potencial, ao lado de outros cargos como head de inovação, por exemplo, e não no lugar dele”, aconselha.
Outra dica da executiva: “Vejo que influenciadores digitais têm muitas habilidades as quais as marcas precisam, ainda que não tenham se dado conta disso. Por isso, toda companhia aérea, por exemplo, poderia ter um influenciador de viagem na sua folha de pagamento, toda empresa de beleza, ter um criador de conteúdo sobre seus produtos e assim por diante. Não acho que seja necessariamente uma tarefa do creator em ser notado, mas do mercado em abrir os olhos para isso.”
 
Quais celebridades assumiram cargos executivos nas empresas
A campeã do BBB21 assumiu em fevereiro de 2022, o cargo de head de inovação no segmento de “cuidados pessoais” na Mondial Eletrodomésticos. “Além de participar do impulsionamento da marca no mercado, Juliette terá o papel de contribuir diretamente ao desenvolvimento dos novos produtos que integrarão a categoria”, diz a empresa em nota.
A também ex-BBB, cantora e influenciadora digital Manu Gavassi se tornou head de conteúdo da Tanqueray. Com isso, o seu papel - além de fazer parte do grupo de influencers da marca de gin -, passa a ser o de criação, produção de conteúdo, campanhas digitais e estar envolvida nas iniciativas de inovação.
Manu Gavassi também é diretora criativa da sua campanha de Intense by Manu Gavassi, linha de maquiagem cocriada pela artista junto com Boticário. E ocupa o mesmo cargo na Anacapri.
A cantora Anitta, em 2019, assumiu o cargo de head de criatividade e inovação na Skol. Ela, ao lado do time, é a responsável por discutir as estratégias de inovação e marketing. Além disso, deve ajudar no lançamento de ao menos um produto por ano. Anitta também assumiu o conselho administrativo do Nubank.
 
 
Fonte: StartSe
 
 


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