C A Cia de Teatro Conscius Dementia estreou o espetáculo “Sobre-viver” no dia 26 de março, no Canal Poços Curte em Casa da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas. Desde o começo da pandemia, a cia vem trabalhando exclusivamente com teatro digital, estreando três espetáculos ao vivo pelo Zoom, com cada ator na sua casa. Com todos vacinados, começa a retomar suas montagens presenciais, começando por seu novo espetáculo.
“Sobre-viver” conta a história de 4 personagens que vivem em um cortiço. Um escritor, Rodolfo, uma musicista e artesã, Lúcia, uma artista plástica, Eva, e uma misteriosa e mal educada senhora, que é dona do local, chamada Julieta. Para essa senhora, todos esses artistas são desocupados e não têm o que fazer. Para os artistas, a luta é diária para vender sua arte, não desistir de seus sonhos e “sobre-viver”. Os três se ajudam, conversam sobre o fazer artístico, enquanto a senhora só os crítica para que arrumem um “emprego de verdade”. Após muitas dificuldades e tentativas de sobreviver da sua arte, o espetáculo direciona o público para dois finais possíveis - e cabe ao público decidir qual deve ser o fim da trama e, assim, poder assistir o final que escolheu. Esta é uma modalidade inédita para a companhia em toda a sua trajetória artística. O mesmo será possível nas apresentações presenciais.
A escolha da peça não foi ao acaso “Depois de tantas dificuldades que vivemos e ainda estamos vivendo devido a pandemia Covid 19, somada a todas as dificuldades que já temos para sermos artistas independentes no Brasil, a escolha da montagem do espetáculo “Sobre-viver” é uma resposta e também um questionamento para aqueles que tratam a arte e os artistas com descaso”, conta a atriz e produtora Rafaela Jacon Dutra.
O grupo é independente e não conta com nenhum apoio recorrente, por isso o grupo sempre disponibiliza o Pix - Chave: [email protected] (Novo chapéu), caso alguém queira contribuir com a continuidade do trabalho. A cia, hoje formada por Larissa Garcia, Danielle Marques, Gabriela Severini, Rafaela Jacon Dutra e Will Moreira, convida a todos para adentrar o universo do novo espetáculo. Em breve, o grupo pretende circular pelas praças, escolas e ruas com a nova obra.