30/03/2022 às 14h41min - Atualizada em 30/03/2022 às 14h41min
Edital vai selecionar projetos de curtas-metragens sobre democracia e educação política
FONTE: Approach Comunicação - Foto ilustrativa: Freepik
M
Propostas vão receber R$ 12 mil e suporte técnico e serão exibidos na TV; iniciativa é da Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura, com o apoio do Delibera Brasil e Politize!
Para estimular a conscientização sobre a importância da valorização da democracia, o Canal Futura lança o “Edital de Curtas - Democracia, Deliberação e Educação Política”, em parceria com as instituições Delibera Brasil e Politize!. O projeto vai selecionar 10 propostas de produções audiovisuais que abordem os temas sugeridos, apresentando um enfoque inovador, atual e de relevância para as juventudes brasileiras. Qualquer jovem acima de 18 anos pode participar - não há limite de idade - e as inscrições já estão na reta final e devem ser finalizadas até o dia 1º de abril por meio do site do Futura e, em seguida, do envio da proposta do documentário com o preenchimento do formulário.
Cada projeto selecionado receberá R$ 12 mil como subsídio para a produção do filme. Os documentários devem ter duração entre 12 e 14 minutos e apresentar temas provocantes, que contemplem a diversidade de olhares, linguagens e narrativas com relevância contemporânea para o Brasil e para o mundo. Terão mais destaque diante da banca os projetos com temas que tenham sinergia com os eixos de atuação do Politize! e Delibera Brasil, como o diálogo plural e construção de consensos; empatia cidadã; protagonismo comunitário; cidadãs e cidadãos no centro dos processos de decisão política; transformação e incidência.
A ideia de fomentar um edital como esse em ano eleitoral reforça a importância da atuação dos jovens na causa política. “Estamos muito animadas com esse edital, não só por chamar a atenção para a 'emergência democrática' que enfrentamos, mas sobretudo por fazê-lo para e com a Juventude, que com sua força, empatia e visão de futuro será agente fundamental nesse ano político", expressa Silvia Cervellini, cofundadora do Delibera Brasil.
E para Monalisa Ceolin, Coordenadora de projetos no núcleo de Conteúdos do Politize!, esse projeto trata-se de mais uma ferramenta para dar destaque à pauta da democracia nas juventudes. "Desde 2015, o Politize dedica-se a abordar o problema da baixa participação cidadã e desconhecimento político entre os jovens. Esses filmes são mais uma oportunidade para os jovens participarem do debate político e mostrarem a importância da democracia para a sua geração”, conclui.
Além do auxílio financeiro, os selecionados contarão ainda com o apoio do Futura para rodadas de mentoria antes da produção audiovisual. Após a conclusão e aprovação total do projeto, o Canal veiculará o documentário em sua programação, com o objetivo de fomentar o debate sobre participação política, contemplando também os demais pilares do Futura, como cultura, educação, sustentabilidade, cidadania, democracia.
“Estamos atravessando um período de extrema tensão geopolítica e de ameaças a regimes democráticos em todo mundo. Ouvir o que os jovens têm a dizer sob a perspectiva de novas ideias, novos modelos de participação e busca por soluções na gestão de políticas públicas representa para uma grande oportunidade para a sociedade brasileira. Estes documentários podem e devem ser utilizados em novas discussões e debates em escolas e ambientes de aprendizagem. Fazer isso ao lado de instituições como o Delibera Brasil e o Politize, que já atuam no campo com enorme eficácia, qualifica, e muito, nossa jornada colaborativa por um mundo consciente do valor da democracia”, afirma José Brito, Gerente de Distribuição da Fundação Roberto Marinho e diretor do Canal Futura.